Qua, Abr

Câmara

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes e a Comissão dos Direitos da Mulher realizaram, nesta segunda-feira (18), sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no plenário Álvaro Lopes Vidal. Os vereadores prestaram homenagem e os convidados acompanharam palestras, além de apresentação musical e declamação de poema.

O presidente Fred Machado (PPS) iniciou a sessão lembrando o movimento que tornou 8 de março o Dia Internacional da Mulher. “A data nasceu da força, coragem e resistência de mulheres que decidiram sair da situação em que se encontravam e fizeram acontecer. Elas não ficaram só nas palavras e discussão, mas partiram para a prática e hoje todas as mulheres colhem os frutos dessa luta, que permanece”, disse.

A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Josiane Morumbi (PRP), falou sobre a importância de debater a violência contra mulher. “Apesar de ser singela a homenagem - porque, nós, mulheres merecemos sempre as maiores homenagens - ela foi muito bem pensada e discutida para que pudéssemos trazer a toda sociedade de Campos um diálogo sobre um tema de muita importância. Não é um tema novo, mas que tem estatísticas novas. A cada dia que passa, os crimes ficam cada dia mais bárbaros”, ressaltou.

A vereadora Joilza Rangel (PSD), membro da Comissão dos Direitos da Mulher, falou sobre a necessidade de união. “Todos dos os dias, nós precisamos estar unidas. Na semana passada, tivemos a oportunidade de apresentar a palestra sobre a sororidade na Câmara. É o que temos que praticar, sobretudo nesse momento que temos grande número de feminicídios. São estatísticas alarmantes”, relatou.

Também membro da Comissão, Silvinho Martins (PRP), discursou. “Temos que entender que a essência da mulher é o amor. Entender que se existe vida, é porque provém da mulher. Gostaria de agradecer a presença de cada uma de vocês aqui. Faço parte dessa Comissão para que em um futuro próximo vocês possam ser mais respeitadas”, finalizou.

Os convidados assistiram a apresentação musical dos jovens do projeto Amor Solidário e, em seguida, a palestra com o tema “Violência contra a mulher: novos modos de olhar e cuidar para um antigo problema”, ministrada pela doutora em Saúde Mental, a psicóloga Denise Mele Gondim. Após, a cantora Caroline Rolemberg realizou apresentação musical e Raquel Fernandes declamou o poema Recomece, de Bráulio Bessa.

Os vereadores entregaram certificados em homenagem e agradecimento às participantes e às colaboradoras do evento. Fred Machado homenageou a senhora Enilza Ribeiro Gomes; a vereadora Josiane Morumbi (PRP) homenageou a senhora Cilda Gonçalves de Oliveira; a vereadora Joilza Rangel homenageou a senhora Kátia Regina Da Silva Siqueira; o vereador Silvinho Martins homenageou a senhora Rosângela Batista De Souza; o vereador Abdu Neme (PR) homenageou a senhora Laura Terra Guimarães; o vereador Álvaro César (PRTB) homenageou a senhora Nágila Maria Félix Martins; o vereador Álvaro Oliveira (SD) homenageou a senhora Ineida Maria Mello De Oliveira; o vereador Enock Amaral (PHS) homenageou a senhora Débora Matos Do Espirito Santo; o vereador Fabinho Almeida (PPS) homenageou a senhora Zaíra Ramos Paes Barbosa; o vereador Abu (PPS) homenageou a senhora Suzy Dos Santos Monteiro; o vereador Igor Pereira (PSB) homenageou a senhora Cristina Aparecida Da Costa Freitas; o vereador Ivan Machado (PTB) homenageou a senhora Maria Bernadete Bernardes Machado; o vereador Jairinho É Show (PTC) homenageou a senhora Ercilia Videira Da Silva; o vereador Jorginho Virgílio (PRP) homenageou a senhora Josiane Lima Borges Viana (Josiane Morumbi); o vereador José Carlos (DC) homenageou a senhora Joselma Gonçalves Monteiro; o vereador Renatinho do Eldorado (PTC) homenageou a senhora Nilda Sousa Regô; o vereador Neném homenageou a senhora Maria Edelma Henrique De Carvalho Porto; o vereador Eduardo Crespo (PR) homenageou a senhora Linea De Souza Campos Crespo; o vereador Marcelo Perfil (PHS) homenageou a senhora Márcia Cristina Barbosa Coutinho; o vereador Genásio (PSC) homenageou a senhora Clesa Lessa Lopes; o vereador Paulo Arantes (PSDB) homenageou a senhora Cirene Arantes De Oliveira; o vereador Pastor Vanderly (PRB) homenageou a senhora Fidelina Pinto Campos;

O evento foi encerrado após a palestra com tema “Sucesso pessoal”, ministrada pela delegada titular da 145ª Delegacia de São João da Barra, Madeleine Farias.