Qua, Nov

Câmara

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes participa da programação da terceira edição do Festival Doces Palavras (FDP!), que terá abertura oficial no dia 02 de novembro, às 9h, na Casa de Cultura Villa Maria. Realizado bienalmente, em alternância à Bienal do Livro, o evento reúne literatura, cultura e gastronomia campista.

“A Câmara está no festival, trazendo uma programação variada que inclui mesas de debate, palestras, exposições e exibições de produções audiovisuais da TV Câmara. É uma oportunidade para aproximar população e Poder Legislativo, por isso, aproveitamos todo o nosso espaço, incluindo atividades no foyer, plenário, corredor histórico e na Escola Municipal de Gestão do Legislativo”, destacou o presidente da Câmara, Fred Machado.

As parcerias firmadas pela Câmara com o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho e com o Museu Histórico de Campos foram primordiais para a programação. “Temos ao nosso lado duas instituições que promovem a cultura e a valorização da nossa história. Nossa programação dentro do festival foi pensada por essa parceria e será realizada em conjunto com essas entidades”, afirmou Fred Machado.

Neste ano, a programação do FDP! será descentralizada e promovida por produtores independentes, espaços culturais, universidades e instituições públicas e privadas. O evento tem a curadoria da Academia Campista de Letras (ACL), Associação de Imprensa Campista (AIC) e Associação das Doceiras de Campos. O presidente da AIC, Wellington Cordeiro, ressaltou a importância das parcerias para viabilizar o evento.

“Diante das dificuldades que passa o município, chegando ao ponto de a Prefeitura deixar de realizar um evento tão importante - por ser uma Política Pública de cultura voltada para a valorização das tradições locais - a união da classe artística somando forças às diversas instituições, como a Câmara Municipal, foi um movimento bastante representativo para a manutenção do FDP!. Essa foi uma vitória da cultura campista e todos os envolvidos estão de parabéns. Agora, é primordial que a comunidade também abrace e prestigie o FDP!. São mais de 80 atividades durante todo o mês de novembro, envolvendo mais de 20 instituições”, disse Wellington Cordeiro.

Confira a programação da Câmara Municipal na terceira edição do FDP!:

Data: 04/11/2019
Local: Plenário
Nilo para crianças: um dia na Câmara
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre a história de Nilo Peçanha para estudantes do município seguido de bate-papo com a historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal, Rafaela Machado e visitação ao corredor histórico da Câmara.

Data: 05/11/2019
Local: Plenário
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes e Museu Histórico de Campos dos Goytacazes.

Data: 08/11/2019
Local: Foyer
Semana Monitor Campista: Assinatura do termo de restauração de parte do acervo do Monitor Campista e abertura da exposição do Arquivo Público Municipal
A exposição sobre o Monitor Campista no foyer da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes estará aberta ao público de segunda à sexta, das 8h às 17h, do dia 08/11 ao dia 14/11.

Data: 08/11/2019
Mesa de Debate: Perspectivas futuras para o Monitor Campista
Mediação: Genilson Soares (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos)
Convidados: Wellington Cordeiro (Presidente da Associação de Imprensa Campista)
Vitor Menezes (Jornalista e professor do UNIFLU)

Data: 12/11/2019
Horário:10h e 16h
Local: Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes
Tour histórico pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes guiado pela equipe do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

Data: 19/11/2019
Horário: 09h
Local: Emugle
Palestra: Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?
Palestra com a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard.

Data: 21/11/2019
Jesuítas na história
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre os Jesuítas, seguida de Mesa de Debate.
Convidados:Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo
Público Municipal)
Luís Cláudio Ribeiro Moisés (Autor do livro “A devassa
dos jesuítas no ES”)

Data: 25/11/2019
Local: 18h Emugle
O patrimônio arquitetônico campista em debate: impactos e perspectivas
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre o Patrimônio Histórico de Campos, seguida de Mesa de Debate.
Mediação: Rafaela Machado (Historiadora e diretora
do Arquivo Público Municipal)
Convidados: Simonne Teixeira (Vila Maria – UENF)
Humberto Neto (IFF)
Larissa Manhães (Arquivo Público Municipal)
Rodrigo Porto (COPPAM)

Data: 25/11/2019
Local: Foyer
Abertura da exposição: Como era antes e como vejo hoje
Exposição do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes inspirada no álbum de inauguração das obras de melhoramento da cidade de Campos dos Goytacazes de 1916, pertencente a Nilo Peçanha, com fotos atuais do fotógrafo Douglas Marques.

Data: 27/11/2019
Palestra: O Norte-noroeste Fluminense e o mundo
Palestrante: Professor doutor Arthur Sofiatti, autor da obra “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo”.

Data: 28/11/2019
Local: Emugle
Escolha da data da cidade de Campos dos Goytacazes – Reunião aberta do Instituto Histórico e Geográfico de Campos sobre a data de aniversário de Campos

Confira a programação completa do evento: