Qui, Ago

Enio Elízio Mazzini - 1947

Enio Elízio Mazzini nasceu no dia 28 de novembro de 1906, em Ponte do Itabapoana, Estado do Espírito Santo, sendo seus pais Henrique Mazzini e Hermínia Mazzini.

Concluiu o curso de Farmácia e radicou-se em Santo Eduardo, distrito de Campos, por volta de 1935. Casou-se com Antonietta de Oliveira Mazzini, de cujo consórcio nasceram os seguintes filhos: Maria Mazzini Villa, casada e professora; Dr. José Mazzini, cirurgião dentista e Drª Hermínia Mazzini, cientista social. Esta última ocupou, em 1981, o cargo de Secretária de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Ennio Mazzini gostava muito de música e era bandolinista.

Ingressou na política na década de 1940 pelo então Partido Social Democrático (PSD), apoiado por Dr. José Carlos Pereira Pinto e Dr. Manoel Ferreira Paes.

Devido ao restabelecimento do regime democrático com a promulgação da nova constituição de 1946, no ano seguinte são realizadas eleições gerais e o país retornou à normalidade institucional.Consequentemente, seguiram-se as reaberturas do Congresso, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais para exercerem suas funções fiscalizadoras e legisladoras.

Elegeu-se vereador pelo PSD nas eleições de 1947, com 856 votos. No mesmo pleito, o executivo campista foi ocupado pelo primeiro prefeito eleito após a promulgação da Constituição de 1946, Manuel Ferreira Paes.

Dr. Nelson Martins, presidente da Casa Legislativa, renunciou em 16 de outubro de 1947 e, através de eleição, Ennio Mazzini assume a presidência.

Seu trabalho como presidente do legislativo foi profícuo trabalhando em prol do desenvolvimento da cidade e do bem dos cidadãos campista.

Presidiu a ultima sessão como presidente do legislativo em 20 de janeiro de 1948.

Enio Mazzini faleceu em 11 de fevereiro de 1979.

Arquivo da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes - RJ
FERREIRA, Avelino. Câmara de Campos – 360 anos – 1652 – 2012 – Campos dos Goytacazes, 2012.
Fotografia: lwerneck.blog.com.br

Vice- Presidente(s) - Secretário(s):

Alcindor de Moraes Bessa

1º Secretário: Hélvio Sales