Edgardo Nunes Machado - 1951

Edgardo Nunes Machado nasceu no dia 05 de agosto de 1912, em Campos. Filho de Cândido Álvaro Machado e D. Maria Conceição Barroso Nunes Machado. Cursou o curso ginasial no Liceu de Humanidades de Campos e, no início da década de 30, foi para o Rio de Janeiro terminar seus estudos na Faculdade Nacional de Medicina, onde colou grau em 1934.

Ainda estudante foi interno na Santa Casa do Rio de Janeiro, onde recebeu seu primeiro salário por trabalhar com o renomado médico e professor, Irineu Malagueta. Formou-se em 1934 e voltou para sua terra natal.

Nesta cidade, por volta de 1938, tornou-se médico da Usina Sapucaia atendendo seus funcionários e toda a comunidade daquela região sempre com muita presteza e atenção, principalmente aos menos favorecidos..
Além do seu consultório médico instalou, também, o seu próprio Laboratório de Análises Clínicas, graças à especialização feita no Rio de Janeiro.

Desposou em 15 de dezembro de 1939 a professora Dilce Pereira Machado. Tiveram dois filhos: Marilene Pereira Machado e Cândido Álvaro Pereira Machado.

Como político, foi eleito pela primeira vez vereador pela UDN, em 1947, com 1.117 votos, assumindo a mesa diretora da Câmara em 26 de março em 1951. O chefe do executivo eleito foi o senhor Manuel Ferreira Paes pelo PSD. Retornouà Casa Legislativa pela UDN, com 891 votos, para o mandato de 01 de fevereiro de 1951 a 31 de janeiro de 1955. Nesse período, o prefeito campista eleito foi José Alves de Azevedo, do PTB.

Posteriormente foi eleito Vice-prefeito e, mais tarde, assumiu o cargo de prefeito devido à licença concedida ao então prefeito, José Alves de Azevedo.

Foi também Secretário de Transportes do Estado e Diretor das Centrais Elétricas Fluminenses, tendo conseguido a liberação de verbas para a conclusão da termelétrica de Guarus e a interligação do sistema Tombos-Macabu, que resolveu em parte o problema energético em Campos.

Dr. Edgardo Nunes Machado faleceu no dia 25 de julho de 1973.
CARVALHO, Waldir Pinto de. Gente que é nome de rua, 1985.
FERREIRA, Avelino. Câmara de Campos – 360 anos – 1652 – 2012. Campos dos Goytacazes.

Vice- Presidente(s) - Secretário(s):

Eudóxio da Silva Falcão

1º Secretário: Zoroastro Medrado