Emugle

A Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), da Câmara de Vereadores de Campos, foi uma das convidadas para o XXVIII Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) que aconteceu entre os dias 16 e 18 de novembro, na Assembleia Legislativa de Natal, Rio Grande do Norte.

Representando a escola campista, a diretora da Emugle Cláudia Oliveira, participou como debatedora da palestra sobre “Sistemas de Gestão Escolar – Rotinas e Qualidade”, que foi ministrada por Hirobonu Sano, diretor administrativo-financeiro da Sociedade Brasileira de Administração Pública.

Sobre as escolas, Hirobonu destacou a necessidade de ampliar as relações entre estas instituições e a sociedade. “Hoje temos pesquisas que mostram a queda na relação entre a sociedade e os poderes políticos. As escolas legislativas podem ser grandes ferramentas para melhorar esta relação. Funcionando como ponte entre a sociedade e o legislativo, através de seus projetos”.

A diretora da Emugle lembrou a importância de abrir as escolas e valorizar os servidores que buscam se qualificar. “Temos que abrir este acesso das pessoas às escolas. Mostrar ao servidor a importância de se qualificar. Deixar claro para a sociedade qual é a função do legislativo e quais são os objetivos das escolas legislativas”, disse Cláudia.

O presidente da Abel, Florian Madruga, revelou novos números. “Hoje temos escolas em todas as Assembleias Legislativas do país, sendo 26 nos estamos e a do Distrito Federal, somando 27. Além de mais de 80 espalhadas por Câmaras municipais. Agradeço a todos pela presença neste encontro, que teve o maior número de inscritos nesses 13 anos da Abel”.

Ao final, Cláudia presenteou o diretor da Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte, Carlos Artioli, e Florian, que também é diretor da Gráfica do Senado, com uma caixa contendo os materiais publicados pela Câmara de Campos sobre os homenageados em seu Corredor Histórico Cultural. "Gostaria de agradecer à equipe da escola de Campos e parabenizar o presidente da Câmara, Edson Batista, pelo trabalho de resgate histórico", concluiu Florian.

*Fonte: Ascom Câmara Campos