Emugle

“Cooperativismo e Empreendimentos Coletivos” foi tema do seminário realizado na tarde desta quinta-feira (28), na sede da Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle). Entre os aspectos abordados, foram discutidas alternativas para o desenvolvimento econômico através do fortalecimento dos empreendimentos coletivos. O evento gratuito faz parte do ciclo de palestras iniciado em maio deste ano.

Primeiro palestrante da tarde, o prefeito da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e engenheiro agrícola com mestrado em Engenharia de Produção, Rogério Almeida Ribeiro de Castro, apresentou diferentes tipos de empreendimentos coletivos existentes em Campos, destacando suas características e o potencial de gerar renda. “A gente está trazendo uma proposta aqui que pode ajudar nessa questão de empregabilidade na região,” afirmou.

Psicóloga com mestrado em Engenharia de Produção, Kátia Rosana Athaíde, foi a segunda palestrante. Ela falou sobre como o capital social é negligenciado e de sua importância na reciprocidade econômica, dentro dos empreendimentos coletivos. “A gente só pensa em capital financeiro, capital humano, capital natural e não pensa no capital que é adquirido pelos relacionamentos entre as pessoas de um determinado grupo social. Então, quando esse grupo é forte em capital social, temos um rendimento econômico maior e ganhos maiores em todas as áreas”, pontuou.

A Emugle iniciou, em maio deste ano, este ciclo de palestras abordando diversos temas. No dia 14 de junho, o assunto abordado foi “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”. Já no dia 7 de junho, o tema foi “Acessibilidade e Mobilidade Urbana”. Nos dias 24 e 25 de maio, os participantes discutiram os “130 anos da Lei Áurea: abolição ou segregação?”.

*Por Lohaynne Gregório