Emugle

"O patrimônio arquitetônico campista em debate: impactos e perspectivas" é o tema da mesa de debate que será realizada na próxima segunda-feira (25), às 18h, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle). O evento é aberto ao público e faz parte da programação da terceira edição do Festival Doces Palavras.

O debate será mediado pela historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, Rafaela Machado, e terá como convidados a historiadora Simonne Teixeira (UENF), o arquiteto e urbanista Humberto Neto (IFF), a historiadora Larissa Manhães (APM), e o membro do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), Rodrigo Porto.

“Ter a oportunidade de reunir profissionais da área para debater as possibilidades que o patrimônio arquitetônico Campista tem para oferecer a nossa cidade é poder sair do lugar comum de apenas observar a depredação a que estão sujeitos. Acredito que essa mesa será essencial para darmos um novo passo no sentido de pensarmos coletivamente em projetos e possibilidades para o nosso patrimônio”, explicou Rafaela Machado.

A historiadora Larissa Manhães afirmou que o debate tem o objetivo de ser propositivo. “A cidade vem há algum tempo perdendo seus patrimônios materiais, seja pela falta de conservação, pela falta de uso ou pelo interesse imobiliário em construir empreendimentos novos e rentáveis. A ideia é que possamos trazer exemplos de patrimônios que são utilizados com finalidades diferentes para o que foram construídos. Esperamos que novos projetos nesse mesmo sentido surjam e sejam efetivados”, concluiu.

O tema também será abordado pelo programa Pílulas da História, da TV Câmara, que será exibido no debate. Com episódios inéditos toda quinta-feira, às 20h, e reprise aos fins de semana, Pílulas da História tem apresentação de Rafaela Machado e é veiculado nos canais 19.3 no sinal aberto digital e 152 VerTV, disponível também nas redes sociais da Câmara.

Confira a programação da Câmara Municipal na terceira edição do FDP!:

Data: 25/11/2019
Local: 18h Emugle
O patrimônio arquitetônico campista em debate: impactos e perspectivas
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre o Patrimônio Histórico de Campos, seguida de Mesa de Debate.
Mediação: Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal)
Convidados: Simonne Teixeira (Vila Maria – UENF)
Humberto Neto (IFF)
Larissa Manhães (Arquivo Público Municipal)
Rodrigo Porto (COPPAM)

Data: 25/11/2019
Horário: 17h
Local: Foyer
Abertura da exposição: Como era antes e como vejo hoje
Exposição do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes inspirada no álbum de inauguração das obras de melhoramento da cidade de Campos dos Goytacazes de 1916, pertencente a Nilo Peçanha, com fotos atuais do fotógrafo Douglas Marques.

Data: 27/11/2019
Local: Emugle
Palestra: O Norte-noroeste Fluminense e o mundo
Palestrante: Professor doutor Arthur Sofiatti, autor da obra “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo”.

Data: 28/11/2019
Horário: 09h
Local: Plenário
Palestra: Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?
Palestra com a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard.

Data: 28/11/2019
Local: Emugle
Escolha da data da cidade de Campos dos Goytacazes – Reunião aberta do Instituto Histórico e Geográfico de Campos sobre a data de aniversário de Campos