Emugle

Conheça a Escola


A EMUGLE – Escola Municipal de Gestão do Legislativo da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes – RJ, foi idealizada e começou a se tornar realidade em novembro de 2013, com a aprovação da lei que a regulamentava.

Após a definição da sua sede, com endereço próprio e localizada à Rua Baronesa da Lagoa Dourada, 160 – Centro – Campos dos Goytacazes – RJ, passou a ter personalidade jurídica e se tornar realidade.

O espaço conta com duas salas de aula no térreo, um miniauditório no segundo pavimento, espaço para a recepção, a Biblioteca Campistana, a sala de multimídia, o Memorial da Câmara, e ainda o estúdio da TV Câmara, a sala dos professores, a de monitoramento e o almoxarifado.

Incumbido do projeto de implantação da Escola de Gestão e da TV Câmara, o vereador Mauro Silva (PT do B), destacou a importância da iniciativa do Legislativo.

“A Escola de Gestão terá como função o aperfeiçoamento da administração pública, através de aulas, cursos, conferências e programas de treinamentos, que servirão não apenas para os que exercem cargos ou funções públicas, mas para toda a comunidade, àqueles que pretendem um dia ser um gestor público. Será de fundamental importância para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços para a comunidade”, disse.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, a Escola Municipal de Gestão “é uma conquista que visa beneficiar toda a população”, com serviços voltados à melhoria dos serviços da máquina pública.

“O objetivo da EMUGLE é formar um trabalho permanente na esfera pública, capacitar os profissionais do setor público para elaboração de projetos visando obtenção de recursos estaduais e federais, além de permitir o bom andamento dos trabalhos de forma permanente para as gestões futuras. Durante um período de transição entre um governo e outro, a maquina administrativa sofre uma interrupção em seu pleno funcionamento com uma nova equipe e outros métodos. Com a Escola de Gestão queremos superar esses entraves burocráticos de mudança de governo. Quem ganha com isso é o contribuinte”, disse o presidente da Câmara, vereador Edson Batista.

Inaugurada no dia 04 de novembro de 2014 pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes – RJ, Dr. Edson Batista, juntamente com a presença de diversas autoridades campistas e, também, do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Augusto Coutinho Madruga.

Florian, que também estava representando o Senado Federal, veio de Brasília a convite do presidente da Câmara, Edson Batista, para a solenidade. Acompanhados de vereadores e secretários municipais, eles descerraram a placa de inauguração. Também foi assinado um termo de cooperação técnico- científica entre a Câmara e a Abel.

Segundo Florian, a Constituição Federal de 1988 determina a criação da Escola de Gestão com o intuito de capacitar os servidores da administração pública. “Além de tornar a administração mais ágil, a profissionalização dos servidores fará com que o cidadão passe a ser bem tratado e recebido”, afirmou ele, destacando que a escola possui um segundo viés, que é estar aberta a professores e estudantes.

“O poder Legislativo é o grande desconhecido do cidadão. Quase 100% dos professores do Ensino Fundamental não sabem distinguir qual é o papel da Câmara e o da Assembléia Legislativa”, afirmou ele, destacando que é preciso trazer essas pessoas para dentro da Casa de Leis. Em todo o país, de acordo com Florian, são 108 Escolas de Gestão.

O primeiro curso ministrado pela EMUGLE foi para Diretores e Vice-Diretores das escolas públicas municipais. O curso foi uma parceria da EMUGLE com a UFF para a qualificação de gestores das escolas públicas.

O Presidente da Câmara, Dr. Edson Batista, também direcionou a EMUGLE para a qualificação de servidores do executivo e, também, de toda a população campista. Tal direcionamento permitirá e garantirá uma alta qualificação dos alunos e profissionais e, também, capacitando a população para o mercado de trabalho. Isso é Responsabilidade Social.

Para Edson Batista, a EMUGLE “proporcionará aprendizados aos servidores que contribuirão para a qualificação na sua atuação enquanto agentes públicos”.

Em um ano de atividades, a Emugle já ganhou dois prêmios da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), nas categorias Melhor Ensino a Distância e Melhor Portal. A premiação ocorreu no 26º Encontro da Abel, realizado nos dias 4, 5 e 6 de novembro em São Paulo.

Institucional

EMUGLE – Escola Municipal de Gestão do Legislativo da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes – RJ

Coordenação: Vereador Dr. Edson Batista (Presidente da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes – RJ)

Direção: Professora Dra. Cláudia Oliveira