O 10º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica (International Meeting of Astronomy and Astronautics - IMAA), que acontece em Campos, contou com uma cerimônia de entrega de homenagens na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (07). Cerca de 90 pessoas entre estudantes, professores e apoiadores, receberam seus certificados de participação na Campanha Internacional de Busca Astronômica. Além disso, outros dois alunos da rede municipal foram condecorados por seus desempenhos no do concurso de redação “Cassini Cientista por um Dia”, desenvolvido pela Agência Espacial Americana (Nasa).

Representando o presidente da Câmara, Marcão Gomes (Rede), o vereador Genásio (PSC) fez questão de dar as boas vindas a todos. “Estou aqui representando o poder legislativo a pedido do presidente Marcão. É uma satisfação receber vocês. Hoje estamos aqui saudando o olhar diferenciado, pois se eu for ver o que vocês veem talvez não entenda, mas vocês têm um olhar para isso. Sabemos que muitas vezes um dom é um chamado e, quem sabe um dia, vamos encontrar um jovem desses aqui em outro país, levando seu olhar diferenciado e o nome da nossa cidade. Parabéns a todos vocês que chegaram até aqui hoje. Gostaria de deixá-los à vontade nesta casa e, em nome do nosso presidente, espero que se sintam acolhidos e lembrem sempre da casa do povo como uma ferramenta para ajudá-los a alcançar os sonhos de vocês”.

A solenidade contou com a presença do diretor e fundador da Campanha Internacional de Busca Astronômica, Patrick Miller, que compôs a mesa ao lado do presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo Oliveira; da vereadora Joilza Rangel (PSD); do subsecretário municipal de Educação, Rafael Damasceno; da cientista Rosali Lopes; e do astrônomo David Levi.

“Gostaria de agradecer ao vereador Genásio pela acolhida e dizer que ficamos contentes em ter a Câmara dos Vereadores conosco neste evento”, disse Marcelo que é o responsável pelos projetos em Campos. Em seguida a vereadora Joilza parabenizou a todos. “Gostaria de parabenizar a todos pelas conquistas, em especial ao Marcelo, por ser incansável neste trabalho que torna os sonhos dos nossos estudantes em realidade”, disse.

Em seguida foram entregues os certificados e as homenagens aos estudantes Amanda Ribeiro Alves, de 18 anos, e Lucas Campista Ricardo, de 15, ambos cursando o 9° ano na Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho, em Boa Vista. Eles tiveram suas redações selecionadas entre as melhores do ensino fundamental brasileiro no concurso “Cassini Cientista por um Dia”. O concurso de redação proporciona aos estudantes do mundo inteiro uma chance de saber como é a vida de um cientista da Nasa. Ao final, Patrick Miller selecionou o estudante Cristian dos Santos Martins, 12 anos, da Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, em Tocos, como o escolhido para ter um asteroide batizado com seu nome.

*Por Vivianne Chagas - Ascom Câmara Campos