Geral

Nesta sexta-feira (28), a partir das 16h, a Câmara de Vereadores de Campos recebe representantes de Comunidades Quilombolas para o evento que marca o lançamento do site da Rede Produtiva Quilombola. A iniciativa do vereador Abu (PPS) conta com o apoio do presidente do legislativo, Marcão Gomes (Rede).

“Campos é a cidade com maior número de Comunidades Quilombolas do Rio de Janeiro. Sete reconhecidas e dez em pesquisa”, ressaltou Abu. Para Marcão esta será mais uma oportunidade de dar visibilidade a estas comunidades. “Campos é um celeiro cultural e essas comunidades são responsáveis por manter a cultura quilombola. Nada mais justo do que abrir a casa do povo para esta ação”, afirmou.

Além do lançamento do site, na parte da manhã em Dores de Macabu, as comunidades de Lagoa Feia e Sossego serão reconhecidas como Comunidades Quilombolas pelo Governo Federal.

Representantes de associações, cooperativas e colônias de todo o estado do Rio de Janeiro confirmaram presença, assim como a presidente da Associação Estadual Quilombola (ACQUILERJ), Ivone Bernardo; a coordenadora Nacional de Comunidades Quilombolas (CONAQ), Rejane de Oliveira; a delegada federal do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro (DFA), Danille Cristian Ribeiro Barros; o superintendente do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Essiomar Gomes da Silva; representando a Fundação Palmares do Rio de Janeiro e de Brasília, Edir de Paula Freitas; o Ministério Público Federal, Guilherme Garcia Virgílio; e o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETAGRI), Oto dos Santos. 

*Por Vivianne Chagas - Ascom Câmara com Assessoria