As Comunidades Quilombolas agora contam com um site para divulgar suas produções na área da agricultura. O evento de lançamento desta nova ferramenta aconteceu nesta sexta-feira (28) na Câmara de Vereadores de Campos.  O endereço é o www.redeprodutivaquilombola.org.br.

Além do vereador Abu (PPS), responsável pela iniciativa, compareceram as vereadoras Josiane Morumbi (PRP) e Linda Mara (PTC); a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social de Campos, Sana Gimenes; Lucimara Muniz, representando a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq); o procurador do Ministério Público Federal, Guilherme Garcia Virgílio; Márcio Paixão, representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); o superintendente do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Esiomar Gomes da Silva; a superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Janine Magalhães; representando a Fundação Cultural Palmares de Brasília, Edir de Paula Freitas; Ivone Bernar, da Associação Estadual Quilombola; e Nilson Monteiro representando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Representantes de Quilombos de Campos e região também participaram.

“Eu como representante da população me sinto muito honrado em receber todos vocês aqui na Câmara, na casa do povo. Hoje pela manhã estivemos na entrega das Certidões de Autodefinição das Comunidades Quilombolas de Lagoa Fea e Sossego, em Dores de Macabu, e agora estamos aqui no lançamento do site que dará ainda mais visibilidade para estes produtores. Este é o início dos trabalhos que poderão contar conosco aqui na Câmara”, disse Abu.

Lucimara Muniz ressaltou que a ideia surgiu em 2016, a partir da necessidade das populações de escoar seus produtos para o consumo nas grandes cidades. “No começo deste ano fizemos o pré-lançamento e começamos a catalogar os produtos produzidos pelas diversas comunidades para incluir no site. Hoje temos cerca de 120 produtos catalogados e, ainda sem ser colocado no ar, já tivemos encomendas de diversos produtos. A ideia é nossa e tudo esta sendo feito para nós. A alimentação deste site será feita pelos próprios jovens das comunidades. Esse site é nosso, do nosso povo quilombola”.

José Esiomar falou em nome do Mapa. “Quero aproveitar a oportunidade para lembrar que hoje é o dia do produtor rural. Nós sabemos da importância deste site, como um portal para divulgar este trabalho. É importante estar junto para se fortalecer, pois unidos somos mais fortes e por isso parabenizo a todos os representantes envolvidos nesta ação. O ministério está à disposição de vocês para colaborar da maneira que a gente puder”.

Linda Mara elogiou o evento. “Parabenizo o vereador Abu pelo evento que deixou essa Câmara ainda mais linda. Não tem povo mais guerreiro que o negro e espero que tenhamos mais ações como esta”. Josiane também felicitou o colega. “Parabéns ao colega Abu por preencher essa Câmara com um evento como este. Fico feliz em ver que existem pessoas neste mundo que sabem que precisam se doar para o seu próximo, portanto parabenizo todos os envolvidos neste trabalho”.

*Por Vivianne Chagas - Ascom Câmara Campos