Geral

O Dia Internacional da Juventude será comemorado no dia 12 deste mês e a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) organiza até o dia 26 o “A Gosto da Juventude”, uma programação comemorativa iniciada nesta quinta-feira (03), com o lançamento regional do ID Jovem no teatro Trianon. Representando a Câmara de Vereadores compareceram o presidente Marcão Gomes (Rede) e os vereadores Genásio (PSC) e Thiago Ferrugem (PR).

Também estavam presentes o prefeito Rafael Diniz; a vice-prefeita, Conceição SantAnna; a presidente da FMIJ, Suelen André; a superintendente de Políticas para a Juventude do Estado, Jéssica Ohana; a consultora da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, Thaiz Nascimento; Agnaldo Peres Mello e Fátima Vieira representando a prefeitura de Cambuci; Vitor Cruz representando o município de São Fidélis; Fagner Azevedo representando São Francisco de Itabapoana; Celi Reis representando Cardoso Moreira; e Sávio Sabóia representando São João da Barra.

Entre as apresentações musicais, as autoridades destacaram a importância do projeto. “Quero parabenizar a FMIJ pelo evento e ressaltar o lançamento deste importante programa que cria a identidade jovem. Além disso, quero lembrar os importantes projetos implementados pela fundação, um deles em parceria com a Câmara, que são cursos profissionalizantes para dar oportunidade de trabalho para aos jovens. Tenho certeza de que com essa integração entre os municípios teremos mais de 34 mil jovens beneficiados com o ID Jovem. Quero também deixar a Câmara de Vereadores à disposição, para pensar e implementar políticas que possam beneficiar nossa juventude”, afirmou Marcão.

Já o prefeito de Campos ressaltou a presença de municípios da região. “Não dá pra acreditar na transformação de um país se nós não transformarmos os verdadeiros atores dessa transformação, que são os nossos jovens. Hoje a gente lança um projeto, as pessoas podem falar que estamos lançando algo que já existe, mas estamos fazendo isso com a integração dos municípios. Já falei e acredito que a transformação tem que ser conjunta. E mais que isso, oportunizando ao jovem cultura, transporte, acesso ao esporte e com isso cidadania”, disse Rafael Diniz.

O ID Jovem é um programa do Governo Federal que concede uma série de benefícios a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. A Identidade Jovem é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte interestadual. O programa exige que o jovem esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

*Por Vivianne Chagas - Ascom Câmara Campos