A Câmara de Vereadores recebeu nesta quinta-feira (03) a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR). O evento contou com apoio do vereador Abu (PPS) e do presidente da Câmara, Marcão Gomes (Rede). Também participaram os vereadores Fred Machado (PPS), Thiago Ferrugem (PR), Joilza Rangel (PSD), Cláudio Andrade (PSDC), José Carlos (PSDC), Enock Amaral (PHS) e Linda Mara (PTC).

Entre as representações compareceram a Yalorixá Rosa Maria de Xangô, conselheira anciã do Fórum Municipal de Religiões Afro-brasileiras; Lebron Victor, diretor executivo da Ong Nação Basquete de Rua (NBR); Maria José Serafim, coordenadora regional do Fórum Estadual de Mulheres Negras; e Lucimara Pereira Muniz, representante da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas.

“Sabemos que é de competência de todos vocês que fazem parte deste conselho, propor políticas públicas que promovam a cidadania da população negra, indígena e de outras etnias. Da mesma forma estamos aqui na Câmara para ressaltar a importância deste órgão que vem para somar e trazer propostas. Estaremos aqui atentos às demandas levantadas e vamos trabalhar para fazer valer a igualdade em nosso município. Assim como levantamos a bandeira da transparência e liberdade, gosto de lembrar que não há liberdade sem igualdade. Contem conosco, pois juntos vamos transformar essa cidade, levando cidadania para todos independente e de raça ou credo”, disse o presidente da Câmara.

Abu ressaltou suas origens. “É com muito prazer que estamos juntos aqui novamente, com este grande evento que vem para confirmar a importância deste conselho. Estou muito à vontade com essa plateia de amigos e gosto de dizer que sou um vereador negro, com muito orgulho, vim de origem humilde e hoje represento a todos vocês, com muita honra”.

O presidente do CMPIR, Gilberto Totinho, e o vice-presidente, Rogério Siqueira, anunciaram os conselheiros escolhidos durante o II Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial. São eles: Maria José Serafim, Patrícia Xavier, Lucimara Muniz, Valquíria Rocha, Manoeli Ramos, Neissa Braga, João Damásio, Thamires Lírio, Sandro e Leotar Monte. Pelo poder público foram escolhidos: Graziela Escocard, Thaís Chaves, Luana Rodrigues, Fernando Leite Cabral, César Siqueira, Rogério Dias, José Roberto Peçanha e Roberta Barcelos.

Em seguida Marcão empossou os eleitos. “Me foi dada essa tarefa de dar posse e faço isso com muito orgulho ao lado do amigo vereador Abu. Então, é com muita honra que declaro devidamente empossado este conselho”, concluiu.

*Por Vivianne Chagas - Ascom Câmara Campos