A União Brasileira de Trovadores (UBT), seção Campos dos Goytacazes, realizou, na noite desta sexta-feira (22), a abertura dos Jogos Florais. O evento aconteceu no foyer da Câmara de Vereadores de Campos, com desfile das musas e apresentação da Cia Musical MusiCanto, dentro da programação do Festival Doces Palavras.

Os Jogos Florais fazem parte de uma cultura de valorização das trovas, como explicou a presidente da UBT Campos, Talita Batista.  “A UBT tem várias frentes de trabalho, com o principal objetivo de divulgar a trova, ensinar e entendê-la como excelente instrumento de iniciação literária. A trova é uma poesia, um pequeno poema onde a gente trabalha rima metrificação. Com isso a gente complementa enriquece e estimula o trabalho da própria escola”, explicou.

Sobre os Jogos Florais, Talita Batista explicou que é mais que uma festa. “Esse ano, fizemos o concurso internacional. Recebemos 527 trovas de 74 cidades brasileiras e quatro cidades do exterior. Elas falam de temas daqui de Campos, porque a gente quer divulgar a cultura campista através da trova”, ressaltou. A premiação do concurso será realizada na noite deste sábado (23), às 19h, no plenário da Câmara.

*Por Lohaynne Gregório - Ascom Câmara Campos