A União Brasileira de Trovadores (UBT), seção Campos dos Goytacazes, realizou, na noite deste sábado (23), a premiação dos Jogos Florais 2017. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Campos dentro da programação do Festival Doces Palavras (FDP!).

Durante a cerimônia, a presidente da UBT Campos, Talita Batista, agradeceu à Câmara, ao presidente Marcão Gomes (Rede) e demais vereadores, além dos funcionários do legislativo, pelo apoio para a realização da solenidade, com cessão do espaço e estrutura.

Nesta edição dos Jogos Florais, a UBT recebeu 527 trovas de 74 cidades brasileiras e quatro cidades do exterior. De acordo com Talita Batistas, os temas abordados fazem referência a Campos, com o objetivo de divulgar a cultura campista.

No Concurso Nacional/Internacional de Trovas Líricas e Filosóficas com o tema Doçura, foram premiados o 1º lugar Selma Patti Spinelli (SP); 2º lugar Cezar Augusto DeFilippo (MG); 3º lugar Arlindo Tadeu Hagen (MG); 4º lugar Francisco Gabriel (RN); 5º lugar Heder Rubens Silveira e Souza (SC); 6º lugar Arlindo Tadeu Hagen (MG); 7º lugar José Antônio de Freitas (MG); 8º lugar Campos Sales (SP); 9º lugar Nelio Bessant (SP); 10º lugar Eliana Jimenez (SC).

Já no Concurso Nacional/Internacional de Trovas Líricas e Filosóficas com tema Goiabada na categoria Novos Trovadores foram premiados o 1º lugar Olinda da Silveira (SP); 2º lugar Marta Campista Codeço (RJ); 3º lugar Vitória Rangel França (RJ).

No Concurso Nacional/Internacional de Trovas Humorísticas com o tema Cana foram premiados o 1º lugar Sérgio Fonseca (RJ); 2º lugar Alba Helena Corrêa (RJ), 3º lugar Nélio Bessant (SP); 4º lugar José Paulo Corrêa de Souza (MG); 5º lugar Roberto Tchepelentyky (SP); 6º lugar Ailson Cardosos de Oliveira (RJ); 7º lugar Fernanda Dornelas Gomes (ES); 8º lugar Geraldo Trombin (SP); 9º lugar Campos Sales (SP) e 10º lugar Cléber Roberto de Oliveira (RJ).

No Concurso Estadual de Trovas Líricas e Filosóficas com o tema Chuvisco foram premiados o 1º lugar Abílio Kac; 2º lugar José Henrique da Costa; 3º lugar Renato Alves; 4º lugar Maria Helena Ururahy Campos Fonseca; 5º lugar Renato Alves; 6º lugar Jota de Jesus; 7º lugar Gilvan Carneiro da Silva; 8º lugar Cleber Roberto de Oliveira; 9º lugar Giovanelli e 10º lugar Madalena Ferreira.

No Concurso Municipal de Trovas Líricas e Filosóficas com o tema Ururau foram premiados o 1º lugar Talita Batista; 2º lugar Carlos Augusto Souto Alencar; 3º lugar Neiva Fernandes; 4º lugar Maria Luíza Peres Campos; 5º lugar Neiva Fernandes; 6º lugar Danusa Almeida Delvaux; 7º lugar Gleyde Costa; 8º lugar Thelmo Albernaz, 9º lugar Jeanne Viterbo e 10º lugar Manoel Bento Neto.

Também foram premiados os vencedores do Concurso Relâmpago com o tema Doces Nolasco: 1º lugar Renato Alves, 2º lugar Paulo César de Fillipo e 3º lugar Maria Madalena Ferreira.

*Por Lohaynne Gregório - Ascom Câmara Campos