Uma parceria será firmada entre a Câmara de Vereadores de Campos e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), para garantir o funcionamento da Casa de Cultura Villa Maria. A informação é do presidente do Legislativo, o vereador Marcão Gomes (Rede), que recebeu o reitor da Uenf, Luis Passoni, e representantes da instituição em uma reunião nesta quinta-feira (5), na sede do Legislativo.

Durante o encontro, a diretora da Villa Maria, Simone Teixeira, informou que o estabelecimento está fechado à visitação por falta de segurança e vigilância. Diante da necessidade, será firmado um Termo de Cooperação Técnica para que a Câmara possa fornecer a segurança às dependências da instituição. Em contrapartida, o espaço poderá ser usado pelo Legislativo para realizar reuniões.

“O Termo de Cooperação vai permitir que a Câmara possa auxiliar a Uenf neste momento de dificuldade financeira, na questão da segurança e vigilância da Villa Maria. Através dessa parceria, a Uenf poderá nos ceder o espaço da Villa Maria para reuniões da Câmara, de acordo com a demanda, já que nosso espaço no Palácio Nilo Peçanha é reduzido por termos 24 Comissões Técnicas de trabalho e apenas uma sala de reunião”, afirmou o presidente Marcão Gomes.

O vereador ainda informou que, assim que o documento estiver pronto, será marcada uma nova reunião para a assinatura. Outra solicitação da Uenf abordada durante o encontro foi a discussão, na Câmara, da PEC 47, que tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e pode favorecer a autonomia financeira da instituição de ensino.

*Por Lohaynne Gregório - Ascom Câmara Campos