Sidebar

Menu Principal

24
Qua, Abr

 

Geral

A Câmara de Vereadores de Campos realizou sessão solene para entrega de honrarias nesta segunda-feira (10). As condecorações são indicadas pelos vereadores e foram aprovadas em plenário durante todo o ano legislativo. No próximo dia 17, será realizada a segunda solenidade para entrega de honrarias deste ano.

Iniciando a sessão, compuseram a mesa o presidente da Câmara, Marcão Gomes (PR), ao lado dos vereadores Abdu Neme (PR) e Jorginho Virgílio (PRP). A cerimônia foi conduzida pelo jornalista Antônio Filho e contou, ainda, com a presença dos vereadores Fred Machado (PPS), Cláudio Andrade (DC), Enock Amaral (PHS), Ivan Machado (PTB), Joilza Rangel (PSD), Genásio (PSC), Paulo Arantes (PSDB), Silvinho Martins (PRP) e Pastor Vanderly (PRB).

Ordem do Mérito Dr. Albert Sabin

A Ordem do Mérito Dr. Albert Sabin é conferida, exclusivamente, a médicos e odontólogos por reconhecimento dos feitos e dos trabalhos realizados pelos profissionais. Recebeu a honraria, por indicação do vereador Fred Machado (PPS), a doutora Cândida Medeiros Ribeiro Barcelos. Ela é bacharel em Medicina com especialidade em Ginecologia e Obstetrícia. Já ocupou cargos de diretora de Projetos Sociais e Coordenadora da campanha de vacinação contra HPV em Campos.

Por indicação do vereador Abdu Neme (PR), foi agraciado o doutor Leandro Naked Chalita. Bacharel em Medicina, ele é especialista em Cardiologia, trabalha com presteza e solidariedade no Hospital do Idoso Manoel Cartucho.

O doutor Leonardo Bath Bacelar da Silva recebeu a honraria por indicação de Marcão Gomes (PR). O homenageado é bacharel em Medicina, atua no CAPS Dr. Ari Vianna desde março de 2005. Foi membro titular da Comissão Ética Médica do Hospital Ferreira Machado e é diretor e Consultor Médico do Laboratório de Pesquisas Clínicas Plinio Bacelar.

Por indicação do vereador Silvinho Martins, foi agraciado o doutor Silvio Roberto de Oliveira Martins Júnior. Bacharel em Odontologia, ele realiza trabalho voluntário no Centro Social Sagrado Coração de Jesus.

Ordem do Mérito Dr. Sérgio Diniz

A Ordem do Mérito Dr. Sérgio Diniz é uma honraria conferida, exclusivamente, aos profissionais com formação acadêmica exponencial (Extensão, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado). Por indicação da vereadora Joilza Rangel (PSD), foi agraciado Maron El Kik, que é pós-graduado em Gestão em Saúde e mestre em Tecnologia da Informação Aplicada à Saúde.

Ordem do Mérito Liberdade Religiosa

A Ordem do Mérito Liberdade Religiosa é destinada a homenagear e reconhecer o mérito e o valor de Lideranças Religiosas de qualquer crença que sejam respeitadas por seus pares e/ou pela sociedade, independentemente da crença, filosofia ou dogma religioso.

Por indicação de CLáudio Andrade (DC), recebeu a honraria o senhor Alex de Souza Caetano. Ele é formado em Teologia, atuante no movimento da Renovação Carismática Católica conduzindo grupos de oração e fundou a Comunidade Católica Aliança Eterna. O Padre Maxiliano Barreto foi agraciado por indicação de Marcão Gomes (PR). Ele é Bacharel em Comunicação Social e Teologia.

Dom Fernando Arêas Rifan recebeu a honraria por indicação da Mesa Executiva, por ser um grande difusor do Cristianismo com muitas obras publicadas para a evangelização. O religioso realizou vários estudos sobre filosofia e teologia no Seminário Maior da Imaculada Conceição de Campos.

Ordem do Mérito Padre Antônio Ribeiro do Rosário

A Ordem do Mérito Padre Antônio Ribeiro do Rosário é conferida exclusivamente a Padre, Monsenhor, Cardeal, Bispo e Arcebispo de naturalidade ou de cidadania campista, por reconhecimento dos trabalhos realizados em prol da difusão do Cristianismo.

Padre Gilson da Silva Motta foi agraciado por indicação de Marcão Gomes (PR). Ele é presidente da Associação Educacional Beneficente São José, professor no Seminário Maior Maria Imaculada e Diretor do Colégio Eucarístico com vários trabalhos realizados em prol da difusão do Cristianismo na sociedade campista.

Por indicação da Mesa Executiva, foi homenageado Padre José Gualandi. Ordenado sacerdote em 1975, ele é pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Terço e da Paróquia de São Geraldo Magela, com empenho na expansão de centros de catecismo em diversos lugares do município.

Padre Murialdo Gasparet recebeu a honraria por indicação de Cláudio Andrade (DC). Ele é um dos membros fundadores da Pastoral dos Nômades do Brasil (PNB-CNBB), foi Vigário Paroquial na Igreja Sagrado Coração de Jesus e atualmente é Diretor Espiritual e Coordenador da Pastoral Universitária no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora.

Ordem Municipal do Mérito

A Ordem Municipal do Mérito é uma honraria conferida a brasileiros que tenham se destacado nas Artes, Ciências e Esportes, com trabalhos públicos e notórios, de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.

Por indicação do vereador Enock Amaral (PHS), recebeu a honraria o senhor Adenilson Ribeiro de Almeida. O homenageado se consagrou no hipismo. O senhor. Allif Gomes Barreto de Souza foi agraciado por indicação de Cláudio Andrade (DC), por ter se destacado no Taekwondo, onde foi campeão diversas vezes.

O senhor Antônio Carlos Muniz Cruz recebeu a honraria por indicação de Marcão Gomes (PR), por atuar como fotógrafo há mais de três décadas, sendo atualmente na Secretaria Municipal de Comunicação. Por indicação de Silvinho Martins, recebeu a honraria a senhora Maria Aparecida de Oliveira Martins, devido a sua atuação junto aos menos favorecidos. Ela foi representada por Mariah de Oliveira Martins Lisandro Rodrigues.

Por indicação da vereadora Joilza Rangel (PSD), foi agraciado o senhor Octacílio Padrão Junior, por suas atividades como atleta de Tiro, tendo recebido vários títulos.

Ordem do Mérito Renato Barbosa

A Ordem do Mérito Renato Barbosa é diploma concedido para homenagear e reconhecer o trabalho público e notório daqueles que se destacam nas áreas de petróleo, gás e tecnologia. Recebeu a honraria, por indicação de Marcão Gomes (PR), o senhor José Eduardo Pessanha da Silva que é Bacharel em Direito e exerce a função de diretor jurídico de diversas Instituições beneficentes em Campos.

Ordem do Mérito Benta Pereira

A Ordem do Mérito Benta Pereira é honraria conferida para cidadãos campistas e instituições comerciais e sociais que tenham realmente se destacado nos diversos setores de atividades e na vida pública em Campos.

Recebeu a honraria o senhor Isaías de Souza Maciel, por indicação do vereador Pastor Vanderly (PRB). O homenageado exerceu muitas atividades e atualmente é Pastor Emérito da Igreja Presbiteriana e reitor do Seminário Unido de Nova Iguaçu, presidente e diretor de diversas instituições, atuou na área de Jornalismo e Radialista em diversos programas Evangélicos por mais de 50 anos.

O senhor Ananias Crespo Freire recebeu a honraria por indicação do vereador Abdu Neme (PR). Natural de Campos, Ananias Crespo Freire trabalha há mais de cinquenta anos no Mercado Municipal, e é motivo de orgulho pela dedicação e empenho nas suas atividades.

Por indicação de Cláudio Andrade (DC), foi agraciado o Asilo Nossa Senhora do Carmo. A entidade acolhe idosos em Campos há 113 anos. Por indicação de Abdu Neme (PR), recebeu a honraria a senhora Claudia Adriana Silva da Rocha, que ocupa diversos cargos na Santa Casa de Misericórdia de Campos.

O Externato João XXIII foi agraciado por indicação do vereador Fred Machado (PPS). A instituição atua há 50 anos sendo umas das referências no município. Por indicação de Marcão Gomes (PR), foi homenageado o Padre Márcio André dos Santos, que exerce funções diocesanas como Coordenador da Comissão de Bens Culturais e Coordenador da Pastoral da Cidadania, além de professor no Seminário Diocesano de Campos.

Ordem do Mérito Dr. Mário Ferraz Sampaio

A Ordem do Mérito Dr. Mário Ferraz Sampaio é conferida aos profissionais da área de comunicação. Por indicação de Marcão Gomes (PR), recebeu a honraria o senhor Rafael Borges Schettino de Castro. Ele é bacharel em Comunicação Social pela UNIFLU. Por indicação de Cláudio Andrade (DC), foi agraciada a senhora Roberta Silva Bensi Barcelos. Ela é graduada em Comunicação Social na Faculdade de Filosofia de Campos.

Ordem do Mérito Hermeny Coutinho

A Ordem do Mérito Hermeny Coutinho honraria é conferida a mulheres que tenham se destacado na luta pela garantia dos direitos das mesmas e no combate a violência doméstica. A senhora Madeleine Farias Rangel Dykeman recebeu a honraria por indicação de Joilza Rangel (PSD). Ela é delegada da Polícia Civil titular na 134ª DP, onde reforçou de forma substancial a atual equipe da DEAM.

A senhora Mariana Souza Oliveira Lontra Costa foi agraciada por indicação do vereador Cláudio Andrade (DC). Ela é bacharel em Direito, Assessora Jurídica do Presídio Feminino Carlos Tinoco da Fonseca e do Centro de Referência e Tratamento da Mulher da Prefeitura de Campos.

Por indicação de Abu (PPS), foi homenageada a senhora Samara Soares Rodrigues, que é bacharel em Serviço Social, com experiência como professora e diretora de escola, Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado e Coordenadora do CRAS em Campos.

Ordem do Mérito José Cândido de Carvalho

A Ordem do Mérito José Cândido de Carvalho é honraria conferida, exclusivamente, aos cidadãos e instituições que se destacam por suas importantes contribuições realizada em prol da Cultura Popular Brasileira.

Por indicação de Marcão Gomes (PR), foi agraciado Leonardo Freitas dos Santos. Ele possui formação pelo Centro Cultura Musical de Campos com capacitação voltada para a Cultura Popular Brasileira e Erudita, atuando como músico em orquestras de Campos.

Ordem do Mérito João da Hora

A Ordem do Mérito João da Hora é honraria concedida aos profissionais da área de Educação, em reconhecimento aos trabalhos realizados em seu âmbito profissional. Foi agraciada a vereadora Joilza Rangel Abreu, por indicação do vereador Abu (PPS). Ela foi diretora da Escola Municipal Albertina Venâncio e do Liceu de Humanidade de Campos, assumiu a Coordenadoria Regional de Educação, ficando responsável pelas escolas estaduais dos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Foi Secretária de Família e Assistência Social e Secretária de Educação.

Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier

A Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier é honraria conferida a membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal, entre outros profissionais da área de segurança pública, com relevantes serviços prestados à municipalidade.

Por indicação de Joilza Rangel, foi agraciada a senhora Ana Paula de Oliveira Carvalho. Ela é Delegada de Polícia Civil na 134ª DP. Por indicação de Abu (PPS), foi recebeu a honraria o senhor Rodrigo Rangel Barcellos, que é tenente Coronel Bombeiro Militar e administra o 5º Grupamento de Campos.

Ordem do Mérito Oswaldo Martins

A Ordem do Mérito Oswaldo Martins é conferida para reconhecimento do trabalho dos profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura, Comunicação Visual ou Desenho Industrial, com trabalho público e notório em nossa comunidade.

O senhor Said Sérgio Martins Auatt recebeu a honraria por indicação de Joilza Rangel (PSD). Ele é graduado em Engenharia Mecânica e atualmente atua como Coordenador de Cursos no ISECENSA e responde ainda como Responsável Técnico na Indústria RENAVI Engenharia LTDA.

Ordem do Mérito Ana Neri

A Ordem do Mérito Ana Neri é honraria conferida, exclusivamente, aos profissionais da área de Enfermagem, que se destacaram com seus serviços públicos e notórios em nossa sociedade.

Eduardo Viana Ricardo recebeu a honraria por indicação da vereadora Joilza Rangel (PSD). Ele é coordenador do Programa dos Ostomizados da Prefeitura de Campos, trazendo para a área de Enfermagem qualidade de vida à população.

Ordem do Mérito Alberto Lamego

A Ordem do Mérito Alberto Lamego é honraria conferida, exclusivamente, aos Pesquisadores, Historiadores e Escritores da História do município, de naturalidade ou de cidadania campista.

Por indicação de Joilza Rangel (PSD), recebeu a honraria a senhora Geneci Maria da Penha. Conhecida como “Noinha do Jongo”, ela é autora do Livro A Voz do Tambor, deixando uma grande herança cultural para o município.

Título Honorífico de Cidadania Campista

O Título Honorífico de Cidadania Campista é diploma conferido a cidadãos, de qualquer naturalidade ou nacionalidade, que tenham dado a sua respectiva parcela de contribuição no campo socioeconômico e cultural, com trabalho notório e reconhecimento em nossa sociedade.

Por indicação de Cláudio Andrade (DC), recebeu a honraria o senhor Claudio Leonardo de Moraes. Ele é nascido em Brasília, Dr. Cláudio é Cardiologista, sendo servidor público e intenso defensor do Hospital Geral de Guarus.

A senhora Elizabel Lacerda do Carmo foi agraciada por indicação do vereador Genásio (PSC). Ela é natural da cidade de Campo Mourão, no Paraná e presta relevantes serviços à cidade de Campos totalizando 23 anos de atuação na área da saúde.

O senhor José Armando Ribeiro Barreto recebeu a homenagem por indicação do vereador Silvinho Martins (PRP). Ele nasceu em São Fidélis de Sigmarina. Desde 2017 trabalha na Superintendência de Pesca e Aquicultura e através do seu trabalho oferece oportunidade ao desenvolvimento econômico regional.

O Padre José Raimundo Vidigal foi agraciado por indicação do vereador Abu (PPS). Ele nasceu em Acaiaca, na época distrito de Mariana-MG, foi aceito como membro da Congregação Redentorista em 1956. Fez parte da equipe de tradutores de várias Bíblias. Em agosto de 2017, lançou seu primeiro livro, “Cem Perguntas e Respostas sobre a Bíblia”.

Por indicação de Enock Amaral (PHS), foi homenageado o senhor Kelyton César Queiros. Nascido em 1976, no município de Rio Verde, no Estado de Goiás, ele atuou como presidente da Associação Campista de Ambulantes e atualmente é presidente do Conselho de Cultivo Deliberativos Fiscal no ano de 2018.

A senhora Kenner Câmara de Oliveira foi agraciada por indicação do vereador Ivan Machado (PTB). Ele é natural da cidade de Itaocara/RJ, com experiência profissional na área de Odontologia. Atualmente, está lotado no ambulatório do Serviço de Cirurgia Maxilofacial da Prefeitura de Campos dos Goytacazes.

A senhora Milena Barcelos Pessanha Macedo recebeu a honraria por indicação do vereador Jorginho Virgílio (PRP). Ela é natural da cidade de São Fidélis/RJ. Graduada em Jornalismo, foi escolhida madrinha da Associação Mulheres Vitoriosas e também está engajada às questões sociais em Campos.

O senhor Victor Lima Borges foi agraciado por indicação da vereadora Joilza Rangel (PSD). Ele é natural de Cachoeiro do Itapemirim e assumiu a filial da empresa familiar em Campos dos Goytacazes, estando à frente até os dias de hoje, contribuindo para geração de empregos.

*Por Lohaynne Gregório - Ascom Câmara Campos