23
Sáb, Fev

 

Geral

A segunda sessão solene para entrega de honrarias foi realizada pela Câmara de Vereadores de Campos nesta segunda-feira (17). As condecorações são indicadas pelos vereadores e foram aprovadas em plenário durante todo o ano legislativo. Compuseram a mesa o presidente da Câmara, Marcão Gomes (PR), e os vereadores Jorginho Virgílio (PRP) e José Carlos (DC).

A solenidade teve início com apresentação da Sociedade Musical Lyra de Apollo. Estiverem presentes também os vereadores Fred Machado (PPS), Paulo Arantes (PSDB), Josiane Morumbi (PRP), Cabo Alonsimar (PTC), Ivan Machado (PTB), Jairinho é Show (PTC), Claúdio Andrade (DC), Abu (PPS), Genásio (PSC), Igor Pereira (PSB) e Silvinho Martins (PRP).

Medalha Cidade de Campos

A Medalha Cidade de Campos é conferida a pessoas físicas ou a entidades públicas ou privadas que tenham prestado relevantes serviços ao município. Por indicação de Igor Pereira (PSB), foi agraciada a Associação Bem Faz Bem. Idealizada em 2012, a entidade tem a finalidade de socializar seus conhecimentos em prol dos segmentos menos favorecidos da sociedade, desenvolvendo um trabalho não assistencialista, mas de transformação integral do ser humano.

Por indicação de Genásio (PSC), recebeu a honraria o Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético que realiza avaliações por enfermeiros e tratamentos para qualquer pessoa que se encontra com algum tipo de lesão.

A senhora Cristina Salgado Rodrigues foi homenageada “ in memoriam” pelo vereador Cláudio Andrade (DC). Natural desta cidade, Cristina era filha do falecido jornalista e dramaturgo Hervê Salgado Rodrigues, foi presidente do Educandário São José Operário por 23 anos.

O Grupo Espírita Beneficente Dr. Herman recebeu a honraria pelo vereador Álvaro Oliveira (SD). A organização religiosa, sem fins lucrativos, foi fundada em 06 de novembro de 1993, e realiza relevantes trabalhos sociais em Campos.

Por indicação de Ivan Machado (PTB), foi agraciado o senhor Gustavo Amoy Freitas. Pós-graduado em Dermatologia, o homenageado tem vasta experiência profissional, atuando com muita dedicação e empenho em diversos hospitais no município.

Senhor Ioanes Vicente da Silva Sideris foi homenageada pela Mesa Executiva. Ele é engenheiro de materiais formado pela Uenf, funcionário da Transpetro, docente e coordenador do curso de pré-vestibular da Uenf.

Por indicação de Marcão Gomes, foi homenageado o Padre João Carlos Gomes Barroso. Ele é bacharel em Filosofia pelo Instituto Aristotélico Tomista da Faculdade Arautos do Evangelho, diretor da Casa de Formação dos Arautos do Evangelho, responsável pelo projeto “A Juventude tem Concerto” e “ Futuro e Vida” e ministra os sacramentos nas UTIs.

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi agraciada por indicação de Silvinho Martins (PRP). Ela tem origem no desmembramento de partes das paróquias do Santíssimo Salvador (Catedral) e de São Benedito. Foi fundada em uma celebração festiva, presidida pelo Bispo Diocesano D. João Corso (SDB) em sete de maio de 1995.

A ONG Esporte sem fronteiras recebeu a honraria por indicação de Jorginho Virgílio (PRP). A ONG tem o desejo de socializar seus conhecimentos em prol dos segmentos menos favorecidos da sociedade, desenvolvendo um trabalho de transformação integral do ser humano.

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi agraciado por indicação de Abu (PPS). O local primeiro foi construído para a moradia dos padres. As missas, então, começaram a ser celebradas no porão da casa. Daí o nome: “convento”, que designa a moradia dos Redentoristas, mas que passou a designar também a Igreja.

A Sociedade Musical Lyra de Apollo foi homenageada por indicação do vereador Cabo Alonsimar (PTC). Fundada em 19 de maio de 1870, a filarmônica, com passar dos anos, tornou-se um marco histórico, cultural e social do município.

O Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro foi agraciado pela vereadora Josiane Morumbi (PRP). Em 1982, Dom Carlos Alberto Navarro, então Bispo Diocesano de Campos, decidiu criar um grupo para realizar a encenação da Via Sacra. Erguido por evangelizadores e atores, o espetáculo “Paixão de Cristo”, completou este ano 37 encenações.

A Universidade Cândido Mendes (UCAM) recebeu a honraria por indicação de Fred Machado (PPS). A instituição particular de ensino chegou a Campos na década de 1970, trazida pelo professor Sérgio Diniz.

Título Honorífico de Cidadania Campista

O Título Honorífico de Cidadania Campista é conferido a pessoa de qualquer naturalidade ou nacionalidade e que tenha dado sua respectiva parcela de contribuição no campo socioeconômico e cultural do município, através de trabalho público e notório, de reconhecimento da sociedade local.

Dr. Felipe Montes Pena foi agraciado pelo vereador Igor Pereira (PSB). Nascido em 15 de abril de 1983, na cidade de Itaperuna (RJ), filho de Herbert Pinto Pena e Maria ngela Montes Belo Pena, o homenageado é graduado em medicina pela Universidade Iguaçu, com especialização em Cardiologia.

O senhor Gilberto Gonçalves da Luz Júnior foi homenageado por indicação do vereador José Carlos (DC). Natural da cidade de Belo Horizonte, bacharel em Teologia, ele é Pastor fundador e presidente da Igreja Palavra e Viva em Campos.

A senhora Rosane Cristina Moreira de Souza recebeu a honraria por indicação da vereadora Josiane Morumbi (PRP). Natural da cidade do Rio de Janeiro, ela é mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é assistente social do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com experiência docente há 15 anos.

A senhora Valéria Ferreira Peçanha Palhares foi agraciada por indicação da Mesa Executiva. Ela é natural da cidade de Bom Jesus de Itabapoana, com sua participação no Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho da Mulher. Atuou como conselheira e representante da Fundação Municipal da Infância e da Juventude.

Ordem do Dr. Mérito Sérgio Diniz

A medalha é conferida aos profissionais com formação acadêmica exponencial (Extensão, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado).

O senhor Auner Pereira Carneiro foi agraciado por indicação de Josiane Morumbi (PRP). Ele possui formação acadêmica com Pó-Doutorado pela Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em Ciências Sociais Aplicadas, Doutorado em Ciências pela USP, Mestrado em História Social pela USP, Especialização em Docência de Ensino Superior, Aperfeiçoamento em Teoria Econômica e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná.

O senhor Brand Arenari foi homenageado por Abu (PPS). Ele é doutor em Sociologia pela Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003) e mestrado em cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Foi Diretor do IPEA, atualmente é Secretário Educação do município.

O doutor Francisco Augusto Colucci Coelho foi agraciado por indicação de Cláudio Andrade (DC). Ele é graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (1992) e mestre em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Chefe do Departamento de Reprodução Humana do Hospital Escola Álvaro Alvim.

Por indicação de Marcão Gomes (PR), recebeu a honraria o senhor Jefferson Manhães de Azevedo. O agraciado é graduado em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ. Atualmente, é reitor do IFF.

Por indicação de Igor Pereira (PSB), foi agraciado o senhor Luís César Passoni. Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense desde 2002, ele é técnico em Química pela ETECAP, bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas, doutor em Ciências Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutorado pela Univerrsity of Liverpool (1998). Desde janeiro de 2016 atua como reitor da Uenf.

A senhora Regina Coeli Martins Paes Aquino foi homenageada pelo Fred Machado (PPS). Ela possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora titular do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

Ordem Municipal do Mérito

A Ordem Municipal do Mérito é conferida a brasileiros que tenham se destacado nas Artes, Ciências e Esportes, com trabalhos públicos e notórios, de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.

O senhor Adriano Piedade da Silva foi agraciado pelo vereador Igor Pereira (PSB). O homenageado foi professor em várias academias, clubes e escolas, na prática do esporte Karatê. Representou Campos em vários campeonatos estaduais e brasileiros, conquistando assim vários títulos.

Por indicação da Mesa Executiva, recebeu a honraria o senhor Rogerio Atem de Carvalho, que atua de maneira interdisciplinar na Computação aplicada às Engenharias, possuindo vasta experiência na área.

Ordem do Mérito Padre Antônio Ribeiro do Rosário

A Ordem do Mérito Padre Antônio Ribeiro do Rosário é conferida exclusivamente a Padre, Monsenhor, Cardeal, Bispo e Arcebispo de naturalidade ou de cidadania campista.

Padre Wellington Rosa de Souza foi agraciado pela vereadora Josiane Morumbi (PRP). O religioso é administrador paroquial na Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculada Conceição, em Travessão de Campos.

Ordem do Mérito Liberdade Religiosa

A Ordem do Mérito Liberdade Religiosa tem como finalidade homenagear e reconhecer o mérito e o valor de Lideranças Religiosas

Por indicação de Igor Pereira (PSB), foi agraciado o Padre Francis Junio Gomes Constantino. Administrador paroquial da Paróquia de São Thomé, em Farol (desde 2014), realiza trabalho de evangelização e é respeitado pelos fiéis de sua igreja, realizando uma cooperação significativa junto aos jovens, casais e famílias da baixada campista.

Ordem do Mérito Renato Barbosa

A Ordem do Mérito Renato Barbosa é diploma concedido para homenagear e reconhecer o trabalho público e notório daqueles que se destacam nas áreas de petróleo, gás e tecnologia.

O senhor Cesar Almeida Boynard foi homenageado pelo vereador Cláudio Andrade (DC). Ele é graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é responsável pelo projeto de desenvolvimento tecnológico .

O senhor Rodrigo Martins Fernandes foi agraciado por Josiane Morumbi (PRP). Ele é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFRJ.

Ordem do Mérito Benta Pereira

A Ordem do Mérito Benta Pereira é conferida aos cidadãos campistas e instituições comerciais e sociais que tenham, realmente, se destacado nos diversos setores de atividades e na vida pública em Campos.

O senhor Osvaldo Barreto de Almeida recebeu a honraria por indicação de Igor Pereira (PSB). Major Almeida nasceu em 22 de outubro de 1933, na zona rural de Campos. Aluno do Colégio Maria Benedita Gouveia e Liceu de Humanidade de Campos, iniciou a vida militar nas forças armadas na Academia Militar das Agulhas Negras. Ele é oficial da ativa do Exército e Sócio Fundador do ROTARY CLUBE DE CAMPOS SÃO SALVADOR.

Ordem do Mérito Antônio Nascimento Ferreira

A Ordem do Mérito Antônio Nascimento Ferreira é conferida aos profissionais da Ciência Contábil.

O senhor João Batista Silva foi agraciado por Silvinho Martins (PRP). Formando em Técnico de Contabilidade, pela Escola Técnica Comercial de Campos, ele prestou seus conhecimentos contábeis a diversas empresas. Atualmente, acompanha a Associação Mantenedora Asilo Nossa Senhora Carmo

Por indicação de Marcão Gomes (PR), recebe a honraria o senhor Jorge Campos da Silva. Natural desta cidade, ele cursou o Técnico em Contabilidade pelo Colégio Estadual Nilo Peçanha e fez Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes..

O senhor Walter Rangel Caldas foi homenageado por Abu (PPS). Natural de Campos, filho de Zeinito Caldas e Emilce Rangel Caldas, nascido no dia 17 de maio de 1968, ele se formou em Técnico em Contabilidade, atuando na área contábil desde 1994.

Ordem do Mérito José Cândido de Carvalho

A Ordem do Mérito José Cândido de Carvalho é honraria conferida, exclusivamente, aos cidadãos e instituições que se destacam por suas importantes contribuições realizada em prol da Cultura Popular Brasileira.

A Associação de Autoras e Autores Campistas foi agraciada por Josiane Morumbi (PRP). A entidade é uma organização voluntária, sem fins lucrativos, aberta a todas as pessoas aptas a usar os seus serviços, em acordância com o estatuto da referida entidade, e disposta a aceitar as responsabilidades de associados, que contribuem de forma equitativa, sem qualquer espécie de discriminação, de ordem social, racial, política, religiosa e de gênero.

A senhora Lucimara Pereira Muniz foi homenageada por Abu (PPS). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos, pós-graduada em Educação Ambiental, Coordenadora da Coordenação Nacional de Comunidades Quilombolas (CONAQ) e Presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (IDANNF), ela atua na preservação da história dos quilombos.

Por indicação de Cláudio Andrade (DC), recebeu a honraria o senhor Christiano Abelardo Fagundes Freitas. O homenageado possui publicações na área de Literatura (poesia e romance) e da Língua Portuguesa. É Presidente da Comissão da Cultura e Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB 12ª Subseção de Campos dos Goytacazes.

Ordem do Mérito Wilson Batista

A Ordem do Mérito Wilson Batista é honraria conferida em reconhecimento a aqueles que se destacam no campo musical.

O senhor Ricardo de Azevedo recebeu a honraria por indicação do vereador Cláudio Andrade (DC). Ele entrou para a Escola de Aprendizes e Artífices em 1950 e colaborou com a banda da escola, cujo regente era Olímpio Chagas e hoje, administra a banda Lira Apolo, retomando a história de Campos dos Goytacazes no cenário musical.

O senhor Osvaldo Américo Ribeiro de Freitas foi homenageado por Abu (PPS). Natural de Campos dos Goytacazes, é músico desde 1967, iniciando sua carreira num ato variado de peça teatral no Clube Congos.

Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier

A Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier é honraria conferida a membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal, entre outros profissionais da área de segurança pública.

O senhor André Luiz Barcelos da Silva foi agraciado por Abu (PPS). Ele é natural da cidade do Rio de Janeiro e nasceu em 18 de fevereiro de 1956, atuou de 1985 a 1988 como Chefe de Segurança do DESIPE. Foi promovido a Comissário de Polícia com efeito retroativo a 21 de abril de 2012 e vem exercendo o cargo de Chefe de Serviço da 134ª DP desde 20 de agosto de 2013.

O senhor Carlos Eduardo P. G. Ferreira foi homenageado por Marcão Gomes (PR). Natural desta cidade, com formação superior em Administração pela Universidade Salgado de Oliveira, exerce sua função de Guarda Civil Municipal formado na 7ª turma desta cidade em 2008.

Por indicação de Josiane Morumbi (PRP), foi agraciado o senhor Cláudio Moisés Tomes dos Santos. Ele nasceu em Campos dos Goytacazes e ingressou na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em 18 de novembro de 1986. Foi aprovado para o Curso de 3º Sargento em 1989, promovido à 2º Sargento em 1993, à 1º Sargento em 1995 e Subtenente em 2011. Desenvolve trabalho social com dependentes químicos e exerce a função de maestro da Banda da Polícia Militar do 8º BPM em Campos

O senhor Fabiano de Araújo Mariano foi homenageado por Igor Pereira (PSB). Ele é servidor da Guarda Civil Municipal desde 2000, formado nos cursos técnicos de contabilidade e administração. Atualmente é Comandante da Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes.

O senhor Francisco Carlos Azevedo de Souza (vereador Abu) foi agraciado por Cláudio Andrade (DC). Abu, como é conhecido, é filho de Alexandrina Azevedo de Souza e natural de Campos dos Goytacazes. Está em seu 1º mandato como vereador deste município.O agraciado é Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro da reserva.

Ordem do Mérito Oswaldo Martins

A Ordem do Mérito Oswaldo Martins é honraria conferida para reconhecimento do trabalho dos profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura, Comunicação Visual ou Desenho Industrial, com trabalho público e notório em nossa comunidade.

O senhor Daniel Duarte Michel foi agraciado por Abu (PPS). Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Estácio de Sá; em Engenharia Elétrica/Telecomunicações pela INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações); e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

O senhor Rogério da Silva Burla recebeu a honraria por indicação de Marcão Gomes (PR). Ele é Engenheiro Ambiental do IFF, natural de Campos. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), especialização em Piscicultura pela Universidade Federal de Lavras e mestrado profissional em Engenharia Ambiental pelo IFF.

Ordem do Mérito Dr. Paulo Pinto

A Ordem do Mérito Dr. Paulo Pinto é conferida aos profissionais da área de Direito.

Foi agraciada por indicação de Marcão Gomes (PR) a senhora Inês Bense da Silva Barreto. Ela é natural de Campos, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Campos. Tem experiência profissional como conciliadora no Juizado Especial Civil de Campos dos Goytacazes, Professora da FDC em Direito Previdenciário, Advogada da ASCAPEN, Diretora Tesoureira da 12ª Subseção da OAB/RJ.

Ordem do Mérito Ana Néri

A Ordem do Mérito Ana Néri é homenagem para os profissionais que atuam como enfermeiros em Campos dos Goytacazes.

O senhor Godofredo Gomes de Sá Neto foi agraciado por indicação de Marcão Gomes (PR). Ele é bacharel em Enfermagem pela UFRJ e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Hospitais pela FGV/RJ. Atualmente exerce a função de responsável Técnico de Enfermagem no Grupo IMNE.

A senhora Suéllen de Souza Sabino foi homenageada por Abu (PPS). Ela possui qualificação de suporte básico de vida. Atua na área de enfermagem desde 2009 até os dias atuais, exercendo sua profissão na UPA Campos 24 horas e em Unidades Básicas de Saúde de Campos.

Diploma de Mérito Profissional ao Corretor de Imóveis do Ano

O Diploma de Mérito Profissional ao Corretor de Imóveis do Ano é conferido profissionais da área.

O senhor Emerson Hermiro da Silva foi agraciado por Josiane Morumbi (PRP). Ele é corretor de imóveis há 12 anos, qualificado e experiente. Atua como gerente de vendas da MRV Engenharia.

Ordem do Mérito Doutor Alberto Lamego

A Ordem do Mérito Doutor Alberto Lamego é honraria conferida, exclusivamente, aos Pesquisadores, Historiadores e Escritores da História do Município, de naturalidade ou de cidadania campista.

O senhor Antônio Thadeu Nascimento de Oliveira Filho foi agraciado por Josiane Morumbi (PRP). Nascido em Campos, ele é jornalista formado pelo Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU). Após sete anos de pesquisa, lançou o livro “Telejornalismo Campista – A História da TV Aberta em Campos dos Goytacazes”.

O senhor Hélio de Freitas Coelho recebeu a honraria por indicação de Abu (PPS). Campista, o professor publicou vários artigos e concedeu muitas entrevistas à imprensa local (jornal, rádio, TV), sempre versando sobre questões de natureza histórica, política, econômica, social, educacional e cultural da região e do país. Tomou posse na Cadeira n° 12 da Academia Campista de Letras. Foi Presidente da Academia Campista de Letras no biênio 2013/2014 e reeleito para o período de 2015/2016.

A senhora Paula Gicovate foi homenageada por Cláudio Andrade (DC). Nasceu em Campos dos Goytacazes em 1985 e mora no Rio de Janeiro desde 2004. Cursou Letras – Formação de Escritor na PUC-Rio. Publicou dois livros de contos- “Sobre (o) Tudo que transborda” e “D4”, e em 2014 lançou seu primeiro romance “Este é um Livro Sobre Amor” pela Editora Guarda-chuva.

*Por Lohaynne Gregório - Ascom Câmara Campos