Dom, Jul

O tema Saúde Mental foi abordado na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes na tarde desta terça-feira (14), dentro da programação da Semana da Luta Antimanicomial. O presidente da Câmara, Fred Machado (PPS), iniciou o evento e passou a palavra à coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Elisa Mayerhoffer, que abordou “Os rumos da rede de atenção psicossocial de Campos dos Goytacazes - um panorama da gestão 2017-2019”.

“Esse dia é super importante para a gente que trabalha na rede de saúde mental e estar aqui para falar com vocês é parte da nossa programação”, disse a coordenadora. Ela ainda explicou que a Semana da Luta Antimanicomial acontece nacionalmente, com adesão de todos os estados.

Em seguida, Elisa Mayerhoffer apresentou o novo modelo de saúde mental, ressaltando as conquistas da Lei da reforma psiquiátrica. “A rede de atenção psicossocial foi um grande avanço, que marca no Brasil uma mudança drástica das políticas públicas de saúde mental”, pontuou.

De acordo com a palestrante, a rede de atenção psicossocial em Campos atende desde a emergência até a alta complexidade e tem entre os objetivos promover cuidados em saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis, prevenir o consumo e dependência de drogas, reduzir os danos do consumo de drogas e promover a reabilitação e reinserção dos pacientes.

A coordenadora apresentou a estrutura de atendimento da Secretaria de Saúde, que além dos CAPs e unidades de saúde, possui duas residências terapêuticas. “Temos a previsão de abertura de mais duas residências terapêuticas, que são casas que acolhem pessoas que hoje estão morando em hospitais psiquiátricos, não em condição de doença ou crise aguda, mas por não terem para onde ir”, ressaltou.

Entre os avanços da rede de saúde mental, Elisa Mayerhoffer apontou que houve redução significativo no número de internações nos últimos anos. “Isso demonstra que temos uma rede potente que pode ajudar o usuário em crise fora de uma internação”, afirmou.