Qua, Nov

O presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Fred Machado (Cidadania), e uma comitiva de vereadores visitaram o Porto do Açu, em São João da Barra, nesta sexta-feira (1º). O grupo foi recebido pelos gerentes de Relações Institucionais do Grupo Prumo, Felipe Mello, e da Porto do Açu, Caio Cunha, que apresentaram a infraestrutura do Porto do Açu e os potenciais do maior complexo portuário, industrial e de energia do Brasil.

Além do presidente, compuseram a comitiva os vereadores Fábio Almeida (Cidadania), Ivan Machado (PTB), Abu (Cidadania), Pastor Vanderly (PRB), Jarinho é Show (PTC), Paulo Arantes (PSDB), Marcelo Perfil (PHS), Joilza Rangel (PSD), Rosilani do Renê (PSC), Enock Amaral (PHS), Cabo Alonsimar (PTC).

Durante a visita, a comitiva conheceu as operações dos terminais de transbordo de petróleo, realizadas pela Açu Petróleo, e de exportação de minério de ferro, realizadas pela Ferroport, além das movimentações do Terminal Multicargas, que já soma mais de 2 milhões de toneladas movimentadas, entre coque, carvão, bauxita, ferro-gusa, sucata, gipsita e diversas cargas de projetos.

Em operação desde 2014, o Porto do Açu já recebeu mais de R$ 13 bilhões em investimentos e vem se consolidando como completo hub de O&G e plataforma de serviços para atender a indústria offshore. Criado com o conceito one stop shop, o Açu prevê para os próximos anos a instalação de termelétricas, gasodutos, oleodutos, plantas para tancagem de óleo e UPGN (unidade de processamento de gás natural).

O complexo do Açu conta com área total de 130 km², sendo 40 km² de reserva ambiental. Atualmente, cerca de 7 mil pessoas atuam no empreendimento e 70% desta mão de obra é de moradores de São João da Barra e Campos.

*Com informações da assessoria do Porto do Açu