Sex, Jan

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes recebeu, nesta segunda-feira (04), cerca de 200 estudantes de quatro escolas municipais para conhecerem a história de Nilo Peçanha, com o programa Pílulas da História. "Nilo para crianças - Um dia na Câmara" faz parte da programação do Legislativo na terceira edição do Festival Doces Palavras (FDP!).

“É um prazer imenso ver esse plenário lotado, especialmente de estudantes. Estamos abrindo a programação da Câmara de Vereadores dentro do Festival Doces Palavras e hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a vida e história de Nilo Peçanha. Meus agradecimentos a toda equipe do Arquivo Público Municipal, por esta parceria, à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), por viabilizar a visita dos estudantes, e aos professores que estão presentes”, disse o presidente da Câmara, Fred Machado (Cidadania).

No plenário Álvaro Lopes Vidal, os alunos participaram do Pílulas da História, apresentado pela historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal (APM), Rafaela Machado, com o tema Nilo Peçanha. O programa foi apresentado ao vivo pela TV Câmara e será exibido novamente na quinta, às 20h.

“Precisamos pensar o Festival para crianças, não apenas o historiador interessado na história de Campos. O nosso foco, tanto da Câmara, da TV Câmara e do Arquivo, tem sido a educação patrimonial e a história regional. Alicerçar a questão da identidade, da memória e do pertencimento é o que tem nos movido”, explicou a historiadora Rafaela Machado.

A coordenadora de História da Smece, Cristiane Rabelo destacou a interação dos estudantes durante o evento. “Foi lindo de ver a participação dos nossos pequenos, interagindo com a Rafaela sobre a História de Campos. Fruto de um trabalho incessante de resgate do ensino na nossa história local. Eles foram brilhantes e marcaram presença no evento, com professores incríveis abraçando essa causa conosco, desenvolvendo a noção de pertencimento, visando a formação de cidadãos campistas mais conscientes e ativos na construção da nossa história”, ressaltou.

Participaram estudantes da Escola Municipal Maria Lúcia, Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, Escola Municipal Barreto, Escola Municipal Helena Machado de Oliveira e Colégio 29 de Maio. A terceira edição do FDP! terá mais de 80 atividades realizadas por cerca de 20 instituições parceiras durante todo o mês de novembro.

Confira a programação da Câmara Municipal na terceira edição do FDP!:

Data: 05/11/2019
Local: Plenário
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes e Museu Histórico de Campos dos Goytacazes.

Data: 08/11/2019
Local: Foyer
Semana Monitor Campista: Assinatura do termo de restauração de parte do acervo do Monitor Campista e abertura da exposição do Arquivo Público Municipal
A exposição sobre o Monitor Campista no foyer da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes estará aberta ao público de segunda à sexta, das 8h às 17h, do dia 08/11 ao dia 14/11.

Data: 08/11/2019
Mesa de Debate: Perspectivas futuras para o Monitor Campista
Mediação: Genilson Soares (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos)
Convidados: Wellington Cordeiro (Presidente da Associação de Imprensa Campista)
Vitor Menezes (Jornalista e professor do UNIFLU)

Data: 12/11/2019
Horário:10h e 16h
Local: Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes
Tour histórico pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes guiado pela equipe do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

Data: 19/11/2019
Horário: 09h
Local: Emugle
Palestra: Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?
Palestra com a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard.

Data: 21/11/2019
Jesuítas na história
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre os Jesuítas, seguida de Mesa de Debate.
Convidados:Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo
Público Municipal)
Luís Cláudio Ribeiro Moisés (Autor do livro “A devassa
dos jesuítas no ES”)

Data: 25/11/2019
Local: 18h Emugle
O patrimônio arquitetônico campista em debate: impactos e perspectivas
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre o Patrimônio Histórico de Campos, seguida de Mesa de Debate.
Mediação: Rafaela Machado (Historiadora e diretora
do Arquivo Público Municipal)
Convidados: Simonne Teixeira (Vila Maria – UENF)
Humberto Neto (IFF)
Larissa Manhães (Arquivo Público Municipal)
Rodrigo Porto (COPPAM)

Data: 25/11/2019
Local: Foyer
Abertura da exposição: Como era antes e como vejo hoje
Exposição do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes inspirada no álbum de inauguração das obras de melhoramento da cidade de Campos dos Goytacazes de 1916, pertencente a Nilo Peçanha, com fotos atuais do fotógrafo Douglas Marques.

Data: 27/11/2019
Palestra: O Norte-noroeste Fluminense e o mundo
Palestrante: Professor doutor Arthur Sofiatti, autor da obra “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo”.

Data: 28/11/2019
Local: Emugle
Escolha da data da cidade de Campos dos Goytacazes – Reunião aberta do Instituto Histórico e Geográfico de Campos sobre a data de aniversário de Campos