Marcando o Dia Nacional da Cultura, a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes e o Museu Histórico de Campos firmaram um acordo de cooperação técnica institucional para produção audiovisual, com o objetivo de fomentar e divulgar a cultura no município. A assinatura do termo faz parte de programação do Legislativo na terceira edição do Festival Doces Palavras (FDP!).

O presidente da Câmara, Fred Machado, explicou que o documento prevê a produção de conteúdos para a TV Câmara, com foco na produção cultural campista. “A cultura e a história do município não podem passar despercebidas. Nós, enquanto Câmara, estamos dando nossa contribuição para que possamos cada vez mais divulgar nossa história e cultura”, disse.

“A Câmara está promovendo uma programação, por meio de parcerias, voltada para história e cultura. Espero que seja um grande sucesso o Festival Doces Palavras”, concluiu o presidente Fred Machado.

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Cristina Lima, destacou a cooperação entre as instituições. “A cultura é um instrumento valioso de construção da sociedade. A gente fica muito feliz em associar o nome do Museu Histórico de Campos ao da Câmara nesta iniciativa do fazer cultural. Isso certamente dará muitos bons frutos”, afirmou.

Gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, agradeceu a parceria. “É nesse momento em que devemos unir forças. Nada se constrói sozinho. Tenho que agradecer também à equipe e aos amigos do Museu, que têm produzido muito para a cultura”, disse.

Confira a programação da Câmara no Festival Doces Palavras:

Data: 08/11/2019
Local: Foyer
Semana Monitor Campista: Assinatura do termo de restauração de parte do acervo do Monitor Campista e abertura da exposição do Arquivo Público Municipal
A exposição sobre o Monitor Campista no foyer da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes estará aberta ao público de segunda à sexta, das 8h às 17h, do dia 08/11 ao dia 14/11.

Data: 08/11/2019
Local: Plenário
Mesa de Debate: Perspectivas futuras para o Monitor Campista
Mediação: Genilson Soares (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos)
Convidados: Wellington Cordeiro (Presidente da Associação de Imprensa Campista)
Vitor Menezes (Jornalista e professor do UNIFLU)

Data: 12/11/2019
Horário:10h e 16h
Local: Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes
Tour histórico pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes guiado pela equipe do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

Data: 19/11/2019
Local: Emugle
Palestra: Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?
Palestra com a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard.

Data: 21/11/2019
Local: Plenário
Jesuítas na história
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre os Jesuítas, seguida de Mesa de Debate.
Convidados:Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal)
Luís Cláudio Ribeiro Moisés (Autor do livro “A devassa dos jesuítas no ES”)

Data: 25/11/2019
Local: 18h Emugle
O patrimônio arquitetônico campista em debate: impactos e perspectivas
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre o Patrimônio Histórico de Campos, seguida de Mesa de Debate.
Mediação: Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal)
Convidados: Simonne Teixeira (Vila Maria – UENF)
Humberto Neto (IFF)
Larissa Manhães (Arquivo Público Municipal)
Rodrigo Porto (COPPAM)

Data: 25/11/2019
Local: Foyer
Abertura da exposição: Como era antes e como vejo hoje
Exposição do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes inspirada no álbum de inauguração das obras de melhoramento da cidade de Campos dos Goytacazes de 1916, pertencente a Nilo Peçanha, com fotos atuais do fotógrafo Douglas Marques.

Data: 27/11/2019
Palestra: O Norte-noroeste Fluminense e o mundo
Palestrante: Professor doutor Arthur Sofiatti, autor da obra “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo”.

Data: 28/11/2019
Local: Emugle
Escolha da data da cidade de Campos dos Goytacazes – Reunião aberta do Instituto Histórico e Geográfico de Campos sobre a data de aniversário de Campos

Confira a programação completa do Festival Doces Palavras: