O foyer da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes receberá a exposição fotográfica “Como era antes e como vejo hoje”, do Museu Histórico de Campos. Inspirada no Álbum das Obras de Melhoramento da cidade de Campos de 1916, a mostra expõe registros atuais do fotógrafo Douglas Marques. A abertura será na segunda-feira (25), às 19h, e a exposição estará disponível para visitação até sexta-feira (29), das 8h às 17h.

A mostra faz parte da programação da terceira edição do Festival Doces Palavras. A gerente do Museu Histórico de Campos e curadora da exposição, Graziela Escocard, explicou que é resultado da prática de pesquisa associada à metodologia da educação patrimonial, desenvolvida pela equipe do Museu.

“O Douglas Marques, que é um fotógrafo sensível ao patrimônio arquitetônico da cidade, após frequentar o Museu Histórico, constantemente, procurou a equipe para realizar esse projeto em conjunto, tendo como principal fonte o Álbum das Obras de Melhoramento da cidade de Campos de 1916”, afirmou a historiadora.

O fotógrafo disse que será feito o comparativo de fotografias dos mesmos locais registrados em 1916 e na atualidade. “Todas as fotos são deste ano e feitas com celular. O intuito desta exposição é mostrar quanta história a cidade de Campos tem. Até mesmo suas mudanças no espaço geográfico representam uma parte disso tudo que nos faz lembrar que cada esquina do Centro histórico tem algo a contar. Nos baseamos em 1916, porém, sabemos que tem muito mais”, ressaltou Douglas Marques.

Além da abertura da exposição, será realizado um bate-papo acerca do Álbum das Obras de Melhoramento de Campos de 1916, que é acervo do Museu Histórico, e o patrimônio arquitetônico do município. “A intenção de trazer essa exposição para a Câmara Municipal, como programação para o Festival Doces Palavras é trazer a tona nossa herança cultural, representada através do patrimônio material e imaterial”, concluiu Graziela Escocard.

Confira a programação da Câmara Municipal na terceira edição do FDP!:

Data: 25/11/2019
Horário: 18h
Local: 18h Emugle
O patrimônio arquitetônico campista em debate: impactos e perspectivas
Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre o Patrimônio Histórico de Campos, seguida de Mesa de Debate.
Mediação: Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal)
Convidados: Simonne Teixeira (Vila Maria – UENF)
Humberto Neto (IFF)
Larissa Manhães (Arquivo Público Municipal)
Rodrigo Porto (COPPAM)

Data: 25/11/2019
Horário: 17h
Local: Foyer
Abertura da exposição: Como era antes e como vejo hoje
Exposição do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes inspirada no álbum de inauguração das obras de melhoramento da cidade de Campos dos Goytacazes de 1916, pertencente a Nilo Peçanha, com fotos atuais do fotógrafo Douglas Marques.

Data: 28/11/2019
Horário: 09h
Local: Plenário
Palestra: Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?
Palestra com a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard.

Data: 28/11/2019
Horário: 18h
Local: Emugle
Escolha da data da cidade de Campos dos Goytacazes – Reunião aberta do Instituto Histórico e Geográfico de Campos sobre a data de aniversário de Campos