Sáb, Mar

A exposição fotográfica “Como era antes e como vejo hoje”, do Museu Histórico de Campos, foi aberta nesta segunda-feira (25), dentro da programação do Festival Doces Palavras. A mostra - inspirada no Álbum das Obras de Melhoramento da cidade de Campos de 1916 com registros atuais do fotógrafo Douglas Marques - está disponível para visitação no foyer da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes até sexta-feira (29), das 8h às 17h.

Douglas Marques explicou que começou a fotografar prédios antigos que fazem parte da história de Campos. “Visitando o Museu, a gente sempre encontra fotografias antigas e eu sempre tive a curiosidade de saber como estão esses lugares atualmente”, disse. Inicialmente, as fotos eram postadas nas redes sociais. “Até que, no Museu, conheci esse álbum de Nilo Peçanha, que está repleto de fotografias de 1916. Achei muito interessante pegar esse álbum, ter acesso às fotografias para fazer as comparações”, concluiu.

As fotos da exposição foram registradas por Douglas Marques neste ano, com um celular. A partir do material, é possível fazer o comparativo dos mesmos locais registrados em 1916 e na atualidade. Entre as curiosidades, o profissional destaca os registros do Jardim São Benedito, que retratam as mudanças ocorridas no local. “Isso mostra a riqueza que a cidade tem. Hoje, tudo vai se perdendo”, disse, enfatizando que a intenção é valorizar nossa história.

Curadora da exposição, a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, falou sobre a necessidade de valorização do patrimônio material e imaterial. “Eu acho imprescindível a educação patrimonial para as ações do Museu e para demais ações, como neste momento a Câmara está realizando”, afirmou.

Confira a programação da Câmara Municipal na terceira edição do FDP!:

Data: 28/11/2019
Horário: 09h
Local: Plenário
Palestra: Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?
Palestra com a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard.

Data: 28/11/2019
Horário: 18h
Local: Emugle
Escolha da data da cidade de Campos dos Goytacazes – Reunião aberta do Instituto Histórico e Geográfico de Campos sobre a data de aniversário de Campos