Sáb, Dez

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes recebeu alunos de diversas escolas, na manhã desta quinta-feira (28), para uma palestra com o tema “Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico Histórico de Campos dos Goytacazes?”. O assunto foi abordado pela gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, no evento que faz parte da programação do Festival Doces Palavras.

Iniciando a explanação, Graziela Escocard explicou que o Solar Visconde de Araruama, atual instalação do Museu Histórico de Campos, foi sede da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes de 1870 a 1979. “Após o falecimento do Visconde de Araruama, o Solar recebeu várias outras instituições como, por exemplo, a Câmara Municipal”, disse. Foram apresentadas fotos históricas do Solar e outros importantes locais do município.

Graziela Escocard abordou o período em que o Solar também foi ocupado pela Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, de 1904 a 1969, dividindo a sede com o Legislativo, até o momento em que se instala o Museu Histórico, em 2012.

Participaram da palestra estudante do Liceu de Humanidades de Campos, Ciep Carmen Silva Carneiro, Colégio São Geraldo e Escola Municipal Maria Antônia Pessanha Trindade. A professora de História do Liceu, Cláudia Márcia, destacou a oportunidade oferecida aos alunos. “Eu acho legal porque é a história de Campos e os estudantes conhecem pouco. Eles nunca vieram à Câmara. Trazê-los e envolvê-los com a história do município é um projeto do Liceu”, disse.

A professora de Português da Escola Municipal Maria Antônia Pessanha Trindade, Maria Aparecida, acredita que a iniciativa vai acrescentar à formação dos alunos. “Nossa escola fica em Quilombo, próximo a Dores de Macabu. De certa forma, os estudantes não têm muito acesso pois é tudo muito distante. Por isso, essa é uma oportunidade de estarem vivendo e conhecendo a história do próprio município e espaços que eles não conhecem”, concluiu.