Ter, Fev

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes acaba de editar em forma de CD o acervo das edições do jornal 25 de Março, do abolicionista Luiz Carlos de Lacerda, numa cerimônia simples, nesta quinta-feira (23), no gabinete do presidente do Legislativo, que contou com as presenças da presidente da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima, Patrícia Cordeiro, e do presidente da Academia Campista de Letras, Hélio de Freitas Coelho, além do professor e intelectual Vilmar Rangel.

´”E o presente de Natal da Câmara à sociedade campista, aos pesquisadores, historiadores e cultores de nossa memória, ao oferecer as edições deste jornal do século 19, completamente digitalizado, que estará à disposição da comunidade, através da Biblioteca Virtual no site da própria Câmara”, disse Edson Batista.

O presidente da Câmara lembrou que “o jornal durou cinco anos, como um estandarte nas lutas abolicionistas, depois foi empastelado pelos senhores escravagistas”.

Edson Batista também frisou que a digitalização do acervo só foi possível graças a uma parceria da Câmara com essas instituições e um termo de cooperação com a Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, onde o mesmo material se encontra disponível.

*Por: Ascom Câmara