A convite do vereador Abu (PPS), o presidente da Associação Amigos do Rim, Ricardo Moreira de Souza, participou da sessão ordinária desta terça-feira (26), destacando o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos que é lembrado no dia 27 de setembro. Ricardo Moreira contou um pouco de sua história e ressaltou a importância da conscientização para doação de órgãos.

O presidente da Associação relatou como se tornou doador pela filha. “Com mais ou menos dez anos, minha filha começou a ter problemas renais e em 2009 tive a oportunidade de doar o rim para ela. A doação foi importante, mas não evoluiu bem. O transplante durou cerca de dois anos e ela tornou a fazer transplante no ano passado” explicou.

Na véspera do Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, Ricardo Moreira abordou pontos que considera importante para a discussão do tema. “Primeiro, faço um apelo a toda as pessoas para que se cuidem. É importante ter bons atos de saúde. O segundo ponto é: se você tiver um parente com o qual é compatível, doe o rim. Muitos pacientes renais precisam de doadores e não encontram dentro da própria família”, disse.

Concluindo, o presidente da Associação falou sobre a necessidade de conscientizar a família para ser um doador. “É muito importante que todo mundo prepare a doação como falecido. Um dia todos nós vamos morrer e é importante que a gente prepare nossa família para esse momento. Todos sofrem quando perde um ente querido e nesse momento a família se fecha e não quer falar sobre doação do órgão. Por isso, é importante falar disso. Isso tem que ser feito agora”, disse.

Destacando a importância da doação de órgãos, o presidente da Câmara, Marcão Gomes (Rede) solicitou que a TV Câmara divulgue o tema, através de peça publicitária. “Nosso objetivo é ressaltar a importância da doação de órgãos”, explicou o vereador.

*Por Lohaynne Gregório - Ascom Câmara Campos