Na sessão ordinária desta quarta-feira (14), a Câmara de Vereadores de Campos recebeu seis objetos para tramitação. Os documentos foram encaminhados às comissões temáticas e, posteriormente, serão discutidos em plenário. Além disso, foram apreciados 29 processos de Indicações Simples e três processos de Requerimento. No início da sessão, o Corpo de Bombeiros Militar ministrou uma palestra sobre as operações com motocicletas que estão em implantação no município.

Durante a sessão, o presidente Marcão Gomes justificou as ausências dos vereadores Jorginho Virgílio (PRP) e Abdu Neme (PR), por motivos médicos, e da vereadora Josiane Morumbi (PRP), que informou estar participando de uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Por solicitação do vereador Abu (PPS), o 5º Grupamento de Bombeiro Militar de Campos realizou uma apresentação no início da sessão ordinária desta quarta. “A finalidade é falar da implantação do serviço de operações com motocicletas em ocorrências nos casos de atendimento pré-hospitalar e casos de incêndio em veículos pelo 5º GBM”, explicou o vereador.

O capitão Diogo da Silva Costa, que coordena o serviço de operações com motocicletas no Corpo de Bombeiros em todo o estado do Rio de Janeiro, palestrou sobre a importância deste recurso. “Campos é a primeira cidade que recebe esse tipo de serviço fora da região metropolitana”, disse.

O coordenador ainda destacou que, diante do trânsito cada vez mais intenso nas cidades, as motocicletas podem ser uma vantagem. “Podemos percorrer o caminho muito mais rapidamente que as viaturas, que depois irão dar apoio. Além disso, é um recurso mais econômico, até mesmo para o atendimento a falsas chamadas”, ressaltou.

De acordo com o capitão Diogo da Silva Costa, um curso está sendo ministrado no Cepop, com duração de três meses, capacitando militares de Campos, Itaperuna, Cabo Frio e Rio de Janeiro para atuação no serviço de operações com motocicletas.

Tramitação

Iniciou tramitação o Projeto de Lei número 0016/2018, encaminhado pelo Executivo, que dispõe sobre linha especial de financiamento para fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação no município.

A Câmara também recebeu o Projeto de Decreto Legislativo número 0018/2018, de autoria do vereador Enock Amaral (PHS), que concede o Título de Cidadão Campista ao senhor Kelyton César Queiros Bastos, e o Projeto de Lei número 0020/2018, de autoria do vereador Igor Pereira (PSB), que declara de Utilidade Pública a Associação Bem Faz Bem.

De autoria do vereador Marcão Gomes (Rede), iniciou tramitação o Projeto de Lei número 0004/2018, que Denomina Rua Professor Hélio Mascarenhas, o Projeto de Decreto Legislativo número 0010/2018, quem concede a Ordem Municipal do Mérito ao senhor Antônio Carlos Muniz Cruz e o Projeto de Lei número 0019/2018, que declara de Utilidade Pública o Sindicato dos Médicos de Campos.

Audiência pública

Entre os processos de Requerimento discutidos, foi aprovada a solicitação da vereadora Josiane Morumbi (PRP) para a realização da Audiência Pública da Mulher. O evento será realizado no plenário da Câmara, no dia 22 de março, com início às 17h.

Manifestação de tema livre

Thiago Ferrugem (PR) solicitou a palavra, como líder de bancada. “Um membro do meu partido sofreu graves acusações em um site do nosso município. Fico muito triste que esta situação persiste em Campos. Muitos ainda não entendem que a população espera de nós uma atitude propositiva. Ataques e ofensas pessoais não contribuem para nada”, destacou.

Durante a manifestação de tema livre, o vereador Álvaro Oliveira (SD) falou de seu trabalho em localidades afetadas pelas chuvas. “Subo a essa tribuna para mostrar à população como os vereadores trabalham. Hoje disponibilizei meu carro para meu irmão, Henrique Oliveira, para ir a Morro do Coco. Havia uma manifestação no Parque Santa Rosa e prontamente ele pediu o fim do ato, levando a solicitação da comunidade à Prefeitura” explicou.

O vereador José Carlos (PSDC) também falou sobre os problemas causados pela chuva “Há muitos anos não chovia essa proporção na região. Iremos a Morro do Coco para ajudar a amenizar a dor das pessoas, assim como em Três Vendas que por diversas vezes é afetada pelas chuvas”, afirmou.

O assunto também foi tema abordado por Roberto Pinto (PTC). “Ficamos sem caminho nenhum em várias localidades, para Quissamã, Rio da Prata e para Campos. Muitas pessoas precisando de socorro, de ambulância e não havia caminho. Liguei para o Prefeito que mandou um caminhão para ajudar a essas pessoas. Por isso, tenho que agradecer a toda equipe que está trabalhando incansavelmente”, disse.

O vereador Genásio (PSC) agradeceu o trabalho que está sem do realizado em Campos. “Gostaria de agradecer a reposição de lâmpadas. Essa semana também foi feita a limpeza do Canal do Saco, no Parque Esplanada. Aproveito para agradecer ao secretario de Meio Ambiente pelo trabalho que está sendo realizado neste momento em todo o município e ao prefeito que está atuando em Morro do Coco”, finalizou.

Fred Machado (PPS) usou o tempo para responder ao vereador Thiago Ferrugem (PR). “Eu e Thiago Ferrugem temos muito em comum. A gente comunga das mesmas ideias. Também acredito que os debates devem acontecer nas ideias, no campo político, e não no campo pessoal”, ressaltou o vereador.

*Por Lohaynne Gregório - Ascom Câmara Campos