Sidebar

Menu Principal

17
Ter, Set

 

Legislativo

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes recebeu, no início da sessão ordinária desta quarta-feira (29), o diretor do campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Jair Felipe Ramalho. Após a explanação, os vereadores discutiram e aprovaram 34 processos de Indicações Simples e quatro processos de Requerimentos, além de quatro projetos em segundo turno.

Jair Felipe Ramalho palestrou sobre o risco que a UFRRJ corre de perder a área do campus. Atualmente, o local é utilizado em regime comodato, porém, a área foi vendida e o comprador não se interessou em manter o convênio, segundo relatou. Ele apresentou a estrutura da unidade que possui 64 servidores, importantes laboratórios e é referência em pesquisas e melhoramento da cana-de-açúcar.

O campus ainda possui parcerias com diversas empresas e dois convênios internacionais. “Temos uma atuação bem grande e agora estamos correndo esse risco. Estamos apresentando a situação aos vereadores e a toda a sociedade porque em algum momento podemos precisar de ajuda para que a cidade não perca esse trabalho”, pontuou.

Iniciado o Grande Expediente, a Câmara recebeu oito objetos para tramitação:

- Projeto de Decreto Legislativo número 0049/2019, de autoria do vereador Abu (PPS), que concede a Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier ao Sr. Eli Ramos Barroso;

- Projeto de Decreto Legislativo número 0048/2019, de autoria da vereadora Joilza Rangel (PSD), que concede a Medalha do Mérito Evangélico ao Sr. Renê Cabral Bastos;

- Projeto de Decreto Legislativo número 0046/2019, que concede a Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes ao Sr. Antônio Thadeu Nascimento de Oliveira Filho; o Projeto de Decreto Legislativo número 0047/2019, que concede a Ordem do Mérito Antônio Nascimento Ferreira a Sra. Ana Paula Santos Silva Chagas; e o Projeto de Decreto Legislativo número 0051/2019, que concede a Ordem do Mérito Dr.Sérgio Diniz ao Sr. Rodrigo Anido Lara, todos autoria do vereador Jorginho Virgílio (PRP);

- Projeto de Decreto Legislativo número 0053/2019, de autoria da vereadora Josiane Morumbi (PPR), que concede a Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier a Sra. Gilliana Cordeiro dos Santos Riscado;

- Projeto de Decreto Legislativo número 0050/2019, de autoria do vereador Marcelo Perfil (PHS), que concede a Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes ao Sr. Eber Silva;

- Projeto de Decreto Legislativo número 0052/2019, de autoria da vereadora Rosilani do Renê (PSC), que concede a Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes a Sra. Vera Lúcia Henriques de Carvalho.

Segundo turno

Foi aprovado, em segundo turno de discussão, o Projeto de Lei número 0009/2019, de autoria da vereadora Joilza Rangel (PSD), que institui a “Semana de Valorização da Mulher”. Da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final, foi aprovada a Emenda Modificativa número 0001/2019 ao Projeto de Lei nº 0009/2019.

Também da vereadora Joilza Rangel, foi aprovado o Projeto de Lei número 0013/2019, que institui o “Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica”. De autoria da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final, foi aprovada a Emenda Modificativa número 0001/2019 ao Projeto de Lei número 0013/2019.

Vereadores recebem moradores do Parque Saraiva

O presidente da Câmara, Fred Machado (PPS), e os vereadores Igor Pereira (PSB), Abu (PPS), Rosilani do Renê (PSC), Álvaro Oliveira (SD), Cabo Alonsimar (PTC) e Fábio Almeida (PPS) receberam uma comissão de cinco moradores do Parque Saraiva após a sessão. Eles pedem melhorias no bairro, que teve obras paralisadas no governo passado, com prioridade para as galerias pluviais e calçamento das ruas.

Os moradores também informaram que já se reuniram com o secretário de obras do município e está marcada uma nova reunião na próxima terça-feira. O presidente esclareceu que levará as demandas ao governo municipal.