Qui, Nov

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes realizou sessão ordinária nesta terça-feira (13), com discussão de 40 processos de Indicações Simples e 13 processos de Requerimentos. Foi convidada a palestrar a coordenadora do Fórum de Mulheres Negras de Campos dos Goytacazes, Maria José Serafim Jorge, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho. Ela abordou o tema “Mulheres Negras Campistas em Ação”, destacando as conquistas das mulheres negras no município.

“O racismo provoca várias doenças, além da física, a psicológica e a moral. As mulheres negras são vistas como mercadoria e nós temos que acabar com esse assédio. Pela vida do povo preto, temos que lutar por nossos direitos. As mulheres negras resistem”, concluiu Maria José.

Objetos para tramitação

Iniciaram tramitação 27 projetos:

- Encaminhado pelo Gabinete do Prefeito, o Projeto de Lei número 0135/2019 - Dispõe sobre a criação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT

- Do vereador Cabo Alonsimar (PTC), o Projeto de Decreto Legislativo nº 0118/2019 – Concede o Título Honorífico de Cidadania Campista à Sra. Josiane Lima Borges Viana.

- Do vereador Álvaro César (PRTB), o Projeto de Decreto Legislativo nº 0122/2019 – Concede o Título Honorífico de Cidadania Campista ao Sr. Paulo César da Silva Rodrigues.

- Do vereador Álvaro Oliveira, o Projeto de Lei nº 0124/2019 – Denomina Rua Ralph Machado Manhães; o Projeto de Decreto Legislativo nº 0126/2019 – Concede o Título Honorífico de Cidadania Campista ao Sr. Roberto Uchôa de Oliveira Santos; e o Projeto de Decreto Legislativo nº 0127/2019 – Concede a Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes à Associação dos Serventuários e Profissionais do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – ASP JUSTIÇA.

- Do vereador Enock Amaral (PHS), o Projeto de Decreto Legislativo nº 0130/2019 – Concede a Medalha do Mérito Evangélico ao Sr. Osvaldo Reis do Amaral Barros; e o Projeto de Decreto Legislativo nº 0131/2019 – Concede a Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier ao Sr. Antônio Jorge da Fonseca.

- Do vereador Fábio Almeida (PPS), o Projeto de Decreto Legislativo nº 0117/2019 – Concede o Título Honorífico de Cidadania Campista ao Sr. José Manoel Alves de Oliveira.

- Do vereador Igor Pereira (PSB), o Projeto de Lei n° 0109/2019 – Declara de Utilidade Pública a Associação de Capoeira Grupo Lampião; o Projeto de Decreto Legislativo nº 0119/2019 – Concede o Título Honorífico de Cidadania Campista à Sra. Naira Regina de Barros Cordeiro Peçanha; o Projeto de Decreto Legislativo nº 0120/2019 – Concede a Ordem do Mérito Benta Pereira ao Grupo Espírita Beneficente Dr. Hermann; e o Projeto de Decreto Legislativo nº 0121/2019 – Concede a Ordem do Mérito Padre Antônio Ribeiro do Rosário ao Sr. Carlos Augusto Duncan Franco.

- Do vereador Ivan Machado (PTB), o Projeto de Decreto Legislativo nº 0074/2019 – Concede a Ordem do Mérito Oswaldo Martins ao Sr. Paulo Fernando Feijó Torres; Projeto de Decreto Legislativo nº 0110/2019 – Concede a Ordem do Mérito Dr. Mário Ferraz Sampaio ao Sr. Carlos Augusto Borges Leal; Projeto de Decreto Legislativo nº 0111/2019 – Concede a Ordem do Mérito João da Hora ao Sr. Levi de Azevedo Quaresma; o Projeto de Decreto Legislativo nº 0112/2019 – Concede a Ordem do Mérito Benta Pereira à Sra. Maria Olimpia Lopes; e o Projeto de Decreto Legislativo nº 0113/2019 – Concede o Diploma de Mérito Profissional ao Corretor de Imóveis do Ano à Sra. Ilka Terezinha Cunha.

- Da vereador Joilza Rangel (PSD), o Projeto de Decreto Legislativo nº 0128/2019 – Concede a Ordem do Mérito Benta Pereira à Sra. Célia Maria Ferreira Silva; e o Projeto de Decreto Legislativo nº 0129/2019 – Concede a Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes ao Sr. Guilherme Augusto Bittencourt.

- Do vereador Jorginho Virgílio (PRP), o Projeto de Decreto Legislativo nº 0132/2019 – Concede a Ordem do Mérito Dr. Alberto Lamego ao Sr. Oswaldo Barreto de Almeida; e o Projeto de Decreto Legislativo nº 0133/2019 – Concede a Ordem Municipal do Mérito à
Sra. Andreia Marcolino.

- Do vereador José Carlos (DC), o Projeto de Decreto Legislativo nº 0123/2019 – Concede a Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier ao Sr. Maxwell Viana Rangel.

- Do vereador Genásio (PSC), o Projeto de Decreto Legislativo nº 0125/2019 – Concede a Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes à Clínica de Doenças Infecciosas Parasitárias (DIP) do Hospital Ferreira Machado.

- Do vereador Pastor Vanderly (PRB), o Projeto de Decreto Legislativo nº 0114/2019 – Concede a Medalha do Mérito Evangelizador ao Sr. Izaías de Souza Maciel; o Projeto de Decreto Legislativo nº 0115/2019 – Concede a Ordem do Mérito Joaquim José da Silva Xavier ao Sr. Rodolfo Santos de Melo; e o Projeto de Decreto Legislativo nº 0116/2019 – Concede o Título Honorífico de Cidadania Campista ao Sr. Luís Carlos Gomes.

Reunião com permissionários

O presidente Fred Machado (PPS) se reuniu, após a sessão ordinária desta terça-feira (13), com o secretário de Governo, Alexandre Bastos e com a comissão formada por permissionários do sistema de transporte alimentador que venceram a licitação. Também participaram da reunião os vereadores Genásio (PSC), Josiane Morumbi (PRP), Cabo Alonsimar (PTC), Renatinho Eldorado (PTC), Eduardo Crespo (PR), Abu (PPS), Igor Pereira (PSB), Enock Amaral (PHS), Jairinho é show (PTC), Marcelo Perfil (PHS) e José Carlos (DC).

Os permissionários pedem que os veículos aptos possam circular imediatamente, nos moldes do Setamp, enquanto as medidas previstas na licitação - como construção de terminal de passageiros e bilhetagem eletrônica - são implementadas. O secretário de Governo informou que irá levar a reivindicação da categoria para ser discutida com os órgãos municipais competentes.