A contação de histórias aumenta a vontade da criança de expressar e comunicar seus pensamentos e sentimentos, além de fortalecer vínculos sociais, educativos e afetivos.

Pensando nisso, a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, através da Escola de Gestão do Legislativo - EMUGLE, realizou na tarde desta quinta-feira (25), no foyer do Palácio Nilo Peçanha, mais um encontro de muita interação com cerca de 50 crianças da Escola Sagrada Família e instituições de acolhimento da Fundação Municipal da Infância e Juventude.

No comando dessa tarde mágica e cheia de imaginação, as autoras campistas Carmem Eugênia e Sylvia Paes, falaram sobre seus livros, "Lobisomen Cabrunco" e o "Ururau Pançudo'. A animadora cultural Katiana Rodrigues conduziu as crianças para o mundo da contação de histórias com muita animação e maestria.

Segundo a Superintendente da Emugle, Eliene Silva, "é maravilhoso ver as crianças encorajadas a fazer perguntas e falar sobre como se sentem em relação às decisões dos personagens ou ao final da história. Temos certeza que o projeto "Contação de Histórias" é uma ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação", declarou Eliene.

Para o Presidente Fábio Ribeiro (PSD), "o projeto veio pra ficar, queremos que a Câmara Municipal seja um espaço para além da política, que este prédio seja cenário também para a educação e para cultura. Sabemos que a leitura contribui para o desenvolvimento da linguagem e para o hábito de ler, e isso é de vital importância na educação infantil, afirmou o presidente da câmara.

Texto e fotos: *Euline Alves