Compartilhe em suas redes sociais:

A Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), da Câmara de Vereadores de Campos, realizou esta semana, em parceria com o Arquivo Público Municipal de Campos, o curso de Paleografia, ministrado pelo diretor do Arquivo Público, museólogo Carlos Freitas; pesquisadora do Arquivo Público, historiadora Larissa Manhães; e pesquisadora da Câmara, Rafaela Machado.


Na oportunidade os alunos tiveram uma introdução à evolução da escrita e aprenderam sobre o uso de numeração, sistema de abreviaturas e normas técnicas brasileiras de leitura e transcrição. “Trata-se de uma qualificação técnica para treinar pessoas para trabalhar com acervo histórico e bibliográfico. Na semana que vem teremos o curso de conservação e restauro de livros e documentos”, disse Freitas.

– Este curso foi uma iniciativa do presidente da Câmara, Dr. Edson Batista, que tem esta visão de qualificar mão de obra com técnicas de restauração, leitura, transcrição e interpretação de documentos antigos. Iremos abrir novas turmas. As pessoas interessadas em fazer os cursos devem preencher a ficha de inscrição disponível nas recepções da Câmara e da Emugle – afirmou Rafaela.

– No curso de História nós trabalhamos com documentos antigos. Por isto é importante aprender essas técnicas de leitura dessas formas antigas de escrita. Isto nos aproxima ainda mais da História – comentou o formando em História pelo Pólo de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF-Campos), Carlos Augusto da Conceição Júnior, de 24 anos, que fez o curso.

*Por: Ascom Emugle
*Foto: Ascom Câmara