O XXVI Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), terminou nesta sexta-feira (06), em São Paulo. Abrindo os trabalhos deste último dia, as escolas foram convidadas a apresentar projetos. O presidente da Câmara de Campos, vereador Edson Batista, falou sobre o projeto Vereador Mirim da Escola Municipal de Gestão do Legislativo de Campos (Emugle).

“Esse projeto começou com o Bonde da História, uma atividade que leva escolas da cidade para conhecer nossos pontos turísticos; o Corredor Cultural da Câmara, onde lembramos grandes nomes como José do Patrocínio e Nilo Peçanha, e por fim eles aprendem sobre o funcionamento do Legislativo. Depois, chegou a eleições nas escolas participantes. Em seguida propusemos aos jovens vereadores o desafio de participar do Plenarinho em Brasília”, disse Batista.

Em seguida, o presidente apresentou o vídeo produzido pela TV Câmara Campos com a participação de 10 dos 25 Vereadores Mirins, no Plenarinho 2015, da Câmara dos Deputados. Quando entre mais de 700 projetos, o projeto campista de “Incentivo ao Audiovisual nas Escolas” ficou entre os três finalistas e foi aprovado.

Entre as escolas legislativas que se apresentaram, estavam a de Pouso Alegre (MG), Varginha (MG), a Assembléia Legislativa de Santa Catarina e Câmara Municipal de São Paulo. Em seguida, todos participaram de um painel com o tema “Indicadores e Políticas Públicas: As escolas como fomentadoras de pesquisa e engajamento social”.

Encerramento - Por fim, a Mesa Diretora da ABEL aprovou a Carta de São Paulo e realizou o encerramento na Câmara Municipal da capital paulista. Na oportunidade, a diretora da Emugle, Claudia Oliveira, foi a relatora da Carta, um resumo dos temas abordados no encontro.

“O Encontro da ABEL acontece em nível nacional, e a participação da escola da Câmara de Campos, tendo alcançado duas premiações dentro das três propostas pela Associação, evidencia o sério trabalho que vem sendo desenvolvido pelo presidente Edson Batista”, disse Claudia lembrando a conquista dos prêmios culturais da Abel nas categorias Melhor Educação a Distância e Melhor Portal.

O presidente da ABEL agradeceu a acolhida em São Paulo. “Agradeço muito às equipes da Assembléia Legislativa de São Paulo e da Câmara por toda organização do evento. Saio daqui feliz, com a esperança e a certeza de que bons dias virão para as escolas legislativas e de contas. A educação é a base de tudo, e somente através dela podemos melhorar todos os outros setores”, concluiu.