Macaé , no norte do estado, sediou na tarde desta sexta-feira (26),  o 3° Encontro do Parlamento Inter-regional. que reúne vinte e dois municípios das regiões norte e noroeste do estado.
O presidente da Câmara de Vereadores de Macaé , Cesinha abriu a reunião agradecendo a presença de todos e passou a fala para o presidente do Parlamento Inter-regional Fabio Ribeiro .

O primeiro item da pauta foi a  aprovação da  ata da reunião anterior realizada no município de Itaperuna.

Em seguida  o presidente Fábio Ribeiro. falou sobre a importância da criação de uma comissão para estar indo até secretarias e órgãos estaduais para informar sobre a existência do parlamento e assim avançar em futuras pautas.  Ficou decidido por votação que os vereadores , Simone Flores de Quissamã , Luciara e Chiquinho serão os membros da comissão.

Logo após, o presidente deu a palavra a Deputada Federal Clarissa Garotinho que abordou a importância dos deputados da região estarem fortalecendo o parlamento" sabemos que este é nosso papel e continuarei representando a minha região com luta, principalmente no que diz respeito à região ser reconhecida como uma região de clima semi-árido, que é um projeto do meu irmão , na época o então Deputado Federal Wladimir Garotinho e que tem como relator o Deputado Felicio Laterça."

O Deputado Federal Felicio Laterça endossou  a fala da deputada " a união é favorável ao desenvolvimento da região. É importante a participação dos deputados da região. À prova disso é que o PL 1440  do então deputado Wladimir Garotinho em 2019 , no qual eu sou relator, vem avançando , e outro ponto é alinhar e acertar o fundo dividido em 2017. Contem sempre com nossa contribuição."

Fabio Ribeiro deu seguimento enfatizando as ações positivas dos deputados  e propôs, baseado numa análise da atual crise hídrica, que cada  município faça uma frente de segurança hídrica nos municípios, "precisamos ter um tratamento dos nossos rios e canais para evitar problemas com enchentes como estamos sofrendo hoje. Proponho uma Frente Parlamentar de segurança hídrica das regiões." . A proposta foi aprovada por unanimidade. Em seguida, Fábio presenteou os membros do parlamento incluindo os deputados, com o livro "Doceira Campista".

No momento seguinte aconteceu a  posse da Procuradoria de Mulheres do parlamento. A vereadora  Luciara  Nunes foi empossada como presidente da procuradoria e apresentou duas  demandas : a implantação da Fisioterapia de recuperação para as mulheres macstomizadas nos centros de saúde nos municípios das duas regiões e a criação de uma DEAM na região noroeste.

No ensejo , a Deputada Federal Clarissa  Garotinho pediu a palavra e declarou " estou tão empolgada com o parlamento inter-regional que fiquei pensando quais temas podemos abordar. E sugiro a reconstrução de um terminal pesqueiro na região, inclusive com a realização de uma audiência pública, uma reunião do Parlamento com o CINDEF; valorizar a região como um forte polo turístico começando com um plano regional de turismo com passaporte turístico; um encontro com a Firjan para abordar as vocações regionais; encontro do Parlamento com representantes do Porto do Acu .

Segue  abaixo o calendário dos próximos encontros::

Janeiro - Cardoso Moreira

Fevereiro -  São João da Barra