“Luiz Carlos de Lacerda foi um dos maiores expoentes da luta pelo fim da escravidão no Brasil, considerado por Joaquim Nabuco como o maior abolicionista de Campos”. Com essas palavras, o presidente da Câmara Municipal de Campos, vereador Edson Batista, resumiu a importância do jornalista que acaba de ser homenageado pelo Legislativo.

Em entrevista à Rádio Diário FM, nesta quinta-feira (24) Batista disse que a Câmara cumpre seu papel como uma instituição pública que tem compromisso com o resgate da história de seu povo. “Lacerda é parte dessa história, um grande brasileiro e um campista  que merece ser reverenciado e cultuado por todos nós”, afirmou.

Edson Batista lembrou que Luiz Carlos de Lacerda teve seu jornal, o 25 de Março, empastelado, por forças reacionárias e contrarias à abolição.

Além de discursos na solenidade e um documentário, exibido na sessão da última quarta-feira na Câmara e apresentado pela TV Câmara/Campos, o abolicionista teve inaugurado um busto no Corredor Cultural da Câmara, ao lado de outros vultos ilustres da terra como Nilo Peçanha, José do Patrocínio, Benta Pereira, Saldanha da Gama e capitão Ricardo Kirk, entre outros.

*Fonte: Ascom Câmara Campos