Após o lançamento do documentário sobre Luiz Carlos de Lacerda, s TV Câmara Campos segue com a produção sobre os “Sete Capitães”. Nesta quarta-feira (23) foram entrevistados a historiadora Sylvia Paes e o historiador ambiental, Aristides Soffiati, ambos falaram um pouco sobre a história desses colonizadores da região. O lançamento está previsto para o dia 31 de maio.

No século XVII, estes desbravadores receberam das mãos do governador da província do Rio de Janeiro, Martim Correia de Sá, as terras que compreendem de Macaé até o Cabo de São Thomé.

A partir daí eles embarcaram em comitiva para conhecer a área e desbravá-la, em uma viagem que ficou conhecida como o Roteiro dos Sete Capitães.

Segundo Sylvia Paes, o roteiro representa uma grande saga. “Essa é uma história fantástica da nossa região. Existe um documento, descrevendo todo esse percurso feito por eles, que foi transcrito, pois o original teria sido queimado. Em virtude da transcrição, por muito tempo se duvidou de sua consistência. Mas a veracidade dos relatos geográficos não deixa dúvidas de que eles passaram por aqui”, disse.

Para Aristides Soffiatti, essa suspeita pairou até pouco tempo. “Nós estudamos esse documento e chegamos à conclusão de que a descrição geográfica é verdadeira. Em virtude disso, na década de 80, fiz este roteiro pessoalmente, a pé, seguindo a linha dos Sete Capitães e conclui que batia com a descrição deles”, afirmou.

*Fonte: Ascom Câmara Campos