O presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, vereador Edson Batista, fez algumas ponderações acerca de comentários nas redes sociais sobre o estado do acervo do jornal Monitor Campista.

“São afirmações vagas e descabidas que não encontram sustentação diante da realidade. O acervo do jornal data de cerca de 150 anos, sendo natural que parte deste material tenha sofrido o desgaste pelo longo tempo em que ficou sem o devido tratamento para sua preservação, algo que a Câmara buscou fazer através de acordo de cooperação junto ao Arquivo da Biblioteca Nacional no Rio e o Arquivo Público Municipal de Campos, duas instituições com local adequado e pessoal especializado para cuidar da sua preservação, que será o primeiro passo para sua digitalização”, afirmou.

Além da análise técnica, Edson Batista considera que há um viés político quando se busca denegrir a Câmara pelo estado do acervo do jornal.

“Esta é uma casa política em sua essência. Logo, num período pré-eleitoral pessoas com seus vínculos partidários tentam denegrir a imagem da Casa, mas não iremos aceitar esses factóides oportunistas. Mais do que palavras, a Câmara tem mostrado realizações e empenho na preservação da memória e da nossa cultura”, acrescentou.

Batista destacou a instalação de um corredor cultural “onde foram erguidos bustos para reabilitar figuras ilustres de nossa terra como José do Patrocínio, Benta Pereira, Ricardo Kirk e Saldanha da Gama, além da produção de documentários e minibiografias desses vultos históricos, entre tantos outros eventos”, concluiu.

*Fonte: Ascom Câmara