Compartilhe em suas redes sociais:

A TV Câmara Campos exibe nesta quinta-feira (09), às 18h, o episódio especial do Pílulas da História. O último programa da temporada vai contar a história do Solar dos Airizes - construção do século XIX, localizada na BR-356, que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Fabio Ribeiro (PSD), destacou a importância da produção. "Mesmo em um ano atípico, sendo afetado pela pandemia, o programa Pílulas da História continuou cumprindo sua missão de levar história e cultura à população. Valorizar o patrimônio histórico campista é nosso objetivo", concluiu.

Apresentadora do Pílulas da História, a historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho Rafaela Machado, entrevista o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, no episódio. Recentemente, uma decisão judicial determinou que a responsabilidade de preservação deste patrimônio histórico é da Prefeitura.

“Vamos falar sobre como a Prefeitura recebeu a decisão judicial e quais passos estão sendo tomados para revitalização daquele espaço. O prefeito Wladimir Garotinho deu uma importante notícia sobre o desenvolvimento de um projeto para transformar o Solar dos Airizes em mais um equipamento cultural da cidade”, explicou Rafaela Machado.

Além de abordar os aspectos judiciais e os projetos propostos para o espaço, o episódio presenteia os telespectadores com belas imagens da construção. O Solar dos Airizes foi residência do ilustre escritor campista, Alberto Lamego, e possui importância histórica e cultural para o município.