Compartilhe em suas redes sociais:

O presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, vereador Edson Batista, disse que o Congresso Nacional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), realizado nesta terça-feira (17), em Brasília, serviu para que os representantes de câmaras municipais de todo o país pudessem trocar experiências.

O tema do evento foi “A Ampliação da Rede Legislativa no Brasil e a Importância da Astral na Ampliação da Rede”. A instalação de emissoras de rádio e televisão legislativas e a desburocratização do processo de solicitação de canais junto ao Ministério das Comunicações e ao Congresso Nacional foram alguns dos assuntos debatidos.

Segundo Edson Batista, o processo de implantação da TV Legislativa em canal aberto está em andamento e o da Rádio Legislativa com algumas pendências que serão sanadas até o final deste ano.

“Implantar emissoras públicas como um canal de televisão e uma rádio que cumpram com sua função social e compromisso com o interesse público, tendo ênfase nos nossos valores e nossa cultura, é fundamental para uma instituição como a Câmara, que precisa manter essa interlocução com a sociedade, algo que a mídia tradicional e comercial muitas vezes não faz em razão de seus interesses”, disse Edson Batista.

A Rede Legislativa teve início em 2008 e hoje possui 61 consignações de televisão. São 30 transmissores instalados em 14 capitais brasileiras e nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Mais de 30 cidades serão beneficiadas até 2016.

Sobre a participação de Campos na Rede Legislativa de TV, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou que é importante que as TVs sejam difundidas em todo o país. Já o secretário de Comunicação da Câmara, Cléber Verde, elogiou a atuação do presidente da Câmara de Campos na implantação da TV Legislativa em canal aberto no estado do Rio de Janeiro.

A troca de experiências foi ressaltada também pelo presidente da Câmara de Ribeirão Preto (SP), Walter Gomes. Segundo ele, a experiência de Campos com o Fundo Especial da Câmara deverá ser replicada em sua cidade. Walter disse que quer saber mais sobre o projeto campista para implantar na Câmara de sua cidade, com o intuito de ampliar a atuação do Legislativo.