Ter, Set

TV Câmara

A TV Câmara vai participar da primeira edição do “Arquivo Itinerante - Entre histórias e memórias”, que acontece neste sábado, a partir das 8h, no Asilo Monsenhor Severino. O projeto vai levar ao local a Exposição Waldir Pinto de Carvalho e promover mais de dez ações e serviços nas áreas de cultura, saúde e bem estar.

O presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Fred Machado (Cidadania), destacou a parceria com o Arquivo Público Municipal, organizador do evento. “Incentivar ações de valorização da nossa história, da nossa cultura e da cidadania é uma das nossas propostas”, afirmou.

Historiadora do Arquivo e idealizadora do projeto, Rafaela Machado, explicou que o objetivo é aproximar a instituição da população que não a acessa frequentemente. “A ideia é estar mais próximo desses idosos, trazer Campos de outra época para eles. Vamos ter espaço do autor, café literário, exposição fotográfica, contação de história, para trabalhar também a questão da memória”, disse.

Os serviços oferecidos pelo projeto serão direcionados não apenas aos idosos, mas à comunidade que participar. A TV Câmara vai realizar a cobertura do evento, que será exibido pelo canal aberto digital 19.3 e pelo canal 152 na VerTV.

Além da Exposição Waldir Pinto de Carvalho, que reúne objetos pessoais do escritor, como quadros, medalhas, livros e fotos, a programação contará com o espetáculos do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e o Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (GOTTA).

Também será montado o Espaço da Leitura, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. As autoras e autores campistas completam o programa literário com o Ponto de leitura e contação de histórias.

A higiene bucal será abordada de forma lúdica pelo Programa "Dentinho Saudável", da Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Brasileira de Odontologia prestará serviços informativos no local.

A Faculdade de Medicina de Campos, pela Faculdade de Odontologia de Campos e os alunos da Universidade Estácio de Sá atenderão os idosos assistidos pelo Asilo Monsenhor Severino. A Fundação Municipal da Infância e da Juventude oferecerá corte de cabelo.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental vai realizar a troca de mudas por qualquer material reciclado, e a cada dois litros de óleo doados os participantes receberão um detergente.

A Feira Mãos de Campos, organizada pela Companhia de Desenvolvimento de Campos, trará expositores que comercializam produtos artesanais. O Colégio Alpha, um dos parceiros do evento, irá entregar ao Asilo as roupas recebidas durante uma campanha de arrecadação.