Sáb, Mar

TV Câmara

A TV Câmara iniciou a gravação de mais um documentário histórico sobre o município de Campos dos Goytacazes. Dessa vez, será contada a história da construção do Farol de São Thomé - instrumento de sinalização náutica que dá nome à localidade campista. A produção é realizada em parceria com o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho.

Além de expor documentação histórica e abordar curiosidades, o documentário exibirá entrevistas com autoridades, entre elas representantes da Marinha do Brasil, familiares de faroleiros e moradores da praia campista, valorizando a memória local. O presidente da Câmara, Fred Machado (Cidadania), destacou a relevância da produção audiovisual para a história do município, uma vez que a mesma poderá ser um apoio às pesquisas acadêmicas.

“Iniciamos o ano, mais uma vez, voltados para o resgate da memória e a preservação história de Campos. Por meio de convênios, a TV Câmara atua cada vez mais na produção de conteúdo local. Nosso objetivo é ter o Legislativo ativo no que diz respeito ao fomento à cultura do nosso município”, afirmou Fred Machado.

A diretora do Arquivo Público Municipal, Rafaela Machado, destacou o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, que viabilizou o convênio. “Esse documentário é um marco dos projetos que o Arquivo vem desenvolvendo junto à Câmara e a TV Câmara porque é um trabalho de resgatar a memória da nossa cidade e dessa vez estamos falando de um símbolo que é o Farol de São Thomé. Um símbolo que é muito emblemático para nós e para a população local”, concluiu.

Segundo dados da Marinha do Brasil, o Farol começou a ser construído em 1881, sendo inaugurado em 29 de julho de 1882 - no aniversário da Princesa Isabel. A torre possui 45 metros de altura. As gravações tiveram início neste mês de fevereiro e a data de lançamento do documentário ainda será divulgada.

Na foto, o diretor do Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego e Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, Alex Pinto Babinsck, durante as gravações da TV Câmara.