TV Câmara

Conheça a TV Câmara

TV Câmara Campos
Por Vivianne Chagas

Tendo como princípios básicos e essenciais a difusão da cultura, educação e cidadania a TV Câmara Campos iniciou suas atividades no dia 19 de fevereiro de 2013. A primeira transmissão contou com a abertura do ano legislativo sob a gestão do presidente da Câmara, vereador Edson Batista, através do site www.camaracampos.rj.gov.br e do canal 152 da VerTV. Até esta data somente as sessões ordinárias eram exibidas através da internet.

Buscando parcerias para montar sua programação e aumentar a interlocução com a sociedade, no dia 26 de agosto de 2014, a TV Câmara campista passou a ser transmitida também pelo canal 2 da BlueTV. Exibindo ao longo da programação, através de parceria com a TV Senado, TV Câmara Federal e TV Alerj, os conteúdos dos acervos de cultura, economia, saúde e educação desses canais.

Ainda em 2014 o legislativo começou a se preparar para levar sua TV para um canal aberto em parceria com a Câmara Federal. O processo começou a tramitar no Ministério das Comunicações. O intuito era tornar a nova gestão ainda mais participativa e transparente, alcançando um público ainda maior.

Para formar sua grade de programação, a TV Câmara Campos firmou parcerias com TVs públicas para o licenciamento do uso dos materiais, como documentários, programas sobre fatos, acontecimentos políticos e históricos da História do Brasil.

Em seguida as produções locais ganharam ainda mais espaço. A TV Câmara Campos passou a produzir documentários e matérias especiais sobre rica história de Campos, seus vultos e grandes personagens. As coberturas dos eventos ocorridos no Palácio Nilo Peçanha, sede do legislativo, ganharam destaque. E em seguida, a TV ganhou as ruas com coberturas externas de grandes eventos.

No dia 18 de agosto de 2015 o então presidente da Câmara Municipal de Campos, Edson Batista, e o secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Cleber Verde, assinaram, em Brasília, o acordo de cooperação técnica que permitia a entrada da TV Câmara Campos na Rede Legislativa de TV Digital.

Assim, em sinal aberto, gratuito e totalmente digital, a população campista teria acesso à programação dos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, Assembléia Legislativa do Estado e da Câmara de Campos. O acordo determinou o modelo de canal compartilhado, com quatro canais em um: TV Câmara, TV Assembleia, TV Senado e TV Câmara Campos.

Logo depois, no dia 28 de setembro de 2015, Edson Batista assinou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o termo que oficializou a abertura da TV Câmara Campos em canal aberto digital. O termo foi assinado também pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e pelo presidente da Alerj, Jorge Picciani, durante o “Seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Interior do Brasil”. Neste ato a TV Câmara Campos foi legitimada como a primeira TV legislativa do estado com sinal digital.

Atualmente a Câmara campista discute o financiamento do projeto de instalação da TV em sinal aberto com a Alerj e a Câmara dos Deputados, para que sejam viabilizados os equipamentos e infraestrutura. A previsão é de que o canal entre no ar nos próximos 6 meses, após todo o processo legal.