A exposição “Luzes pela cidade” foi aberta nesta sexta-feira (24), data que marca os 139 anos de iluminação elétrica no município. No foyer da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, a mostra exibe painéis que contam a trajetória da luz na cidade, desde o uso de azeite de peixe, passando pelo querosene, até a chegada da eletricidade.

Representando os demais vereadores, Pastor Marcos Elias (PSC), deu as boas-vindas aos convidados e visitantes. “Estar recebendo essa exposição marca a nossa cidade. São 139 anos de energia elétrica pública na nossa cidade”, destacou.

Em seguida, a superintendente da Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), Eliene Silva, falou sobre a exposição. “Quero falar para vocês que esta é uma manhã importante, que a cultura faz parte da nossa vida. Campos é uma cidade rica em história. A gente tem que levar esse conhecimento a todas as gerações para que não seja esquecida a nossa história”, disse.

De acordo com a diretora do Museu Histórico de Campos, a historiadora Graziela Escocard, a cidade foi a primeira da América Latina a possuir luz elétrica nas ruas. “É importante a gente falar porque a exposição está ocorrendo aqui na Câmara Municipal. Porque nesse momento, quem comandava a cidade era o Poder Legislativo e o presidente da época, Francisco Portela, iniciou essa campanha de ter o serviço de luz elétrica na nossa cidade”, ressaltou.

Também participaram da solenidade a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, e a subsecretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro. A realização da exposição é uma parceria entre a Câmara Municipal, Emugle, FCJOL, Museu Histórico e Instituto Histórico e Geográfico de Campos.

*Por Lohaynne Gregório - Câmara Campos
Fotos: Euline Alves