Compartilhe em suas redes sociais:

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes inaugurou, na manhã desta sexta-feira (18), a exposição “Mercedes Baptista - A criação da identidade negra na dança''. Com fotos inéditas e pertences pessoais doados ao Museu Histórico de Campos, a mostra conta a história da primeira bailarina negra a dançar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Dançarina e coreógrafa, a campista Mercedes Baptista é considerada a precursora da dança afro no Brasil. Durante a abertura da exposição, a superintendente da Emugle, Eliene Silva destacou que a exposição faz parte da programação do mês dedicado à consciência negra. “Queremos convidar a população a vir conhecer a história da Mercedes Baptista que é um orgulho para os campistas. A história dela é maravilhosa. É importante a gente estar evidenciando a cultura de Campos e com essa parceria com o Museu estamos conseguindo realizar muitas exposições históricas e culturais”, concluiu.

Também participaram a coordenadora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, e a subsecretária Municipal de Políticas para Mulheres, Josiane Viana. O evento é realizado por meio da parceria entre a Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

*Por Lohaynne Gregório - Câmara Campos