Compartilhe em suas redes sociais:

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, através da Escola Municipal de Gestão do Legislativo (EMUGLE) promove nesta terça-feira (18), a Campanha Outubro Rosa, de Prevenção contra o Câncer de Mama, com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além  de contribuir para a redução da mortalidade.

A programação do dia, começa às 9h, com duas palestras sobre o tema no Plenário Álvaro Lopes Vidal. A primeira com o Médico Oncologista e chefe do segmento oncológico na Clínica do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e Clínica Santa Maria, Dr. Frederico Barbosa que vai falar sobre "Câncer de Mama: o que devemos saber?".  A segunda ministração será com a Psicóloga, Neuropsicóloga, Especialista em Psico-oncologia, Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e em Psicanálise Infantil, Dra. Marilyn Barros Fonseca Ribeiro, e terá como tema "Um olhar de esperança sobre o câncer de mama".

Em seguida, haverá a abertura da 2ª Exposição "Câmara, Luz e Inspiração" da fotógrafa Tatiana Gomes. A mostra que o ano passado seguiu a linha editorial das rosas , este ano terá como tema base, borboletas. Segundo a fotógrafa, "o projeto existe há sete anos e há dois, estamos nesta parceria notável com a Câmara Municipal de Campos. A exposição é uma forma de conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame para um diagnóstico precoce, além de elevar a autoestima, pois através das minhas lentes, consigo mostrar para elas que é possível sim, ficar bonita durante o tratamento", esclareceu Tatiana.

Para a Superintendente da Emugle, Eliene Prata "a 2ª Exposição "Câmara, Luz e Inspiração" tem o objetivo de  promover a conscientização sobre a doença, mas principalmente mostrar que estas mulheres guerreiras podem enxergar as cores , a beleza da vida e de si próprias."

O evento também contará com um momento de depoimentos de mulheres que estão em tratamento do câncer de mama e um tempo de oração.

Para o presidente do Legislativo de Campos, Fábio Ribeiro,  "abraçar a Campanha Outubro Rosa todos os anos é um dever do poder público e temos promovido frequentemente estas iniciativas na casa do povo por entender essa importância. É muito gratificante incentivar a conscientização do autoexame para o diagnóstico precoce. O câncer não espera; ele avança e, dependendo do tipo, muito rapidamente. Por isso queremos que mais e mais mulheres tenham acesso à informação e ao tratamento. Além disso queremos evidenciar a graciosidade de cada uma, através da exposição", declarou o presidente.

Risco para as mulheres

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a causa de maior mortalidade entre as mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. É ele a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

Medo e desinformação são apontados pelo Inca como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há tumores de consistência branda, globosos e bem definidos, que podem também ser malignos. Por isso, é fundamental consultar um médico e fazer exames preventivos regularmente.

Mudanças nos hábitos de vida, como praticar atividades físicas regularmente, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável, bem como evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas, são igualmente importantes para prevenir o câncer de mama. 

O câncer de mama se diagnosticado no início, a chance de cura é de 95%. 

Fonte: Agência Senado

Matéria: Euline Alves