Campos promove mais uma vez um debate sobre o turismo na cidade. Nesta terça-feira (30) o Centro de Convenções da Uenf recebeu o 1º Seminário Empresarial de Turismo de Campos, que também contou com exposição de equipamentos utilizados em diferentes áreas para desenvolvimento do setor. O presidente da Câmara, Marcão Gomes (Rede), participou da abertura oficial e em seguida visitou o reitor da universidade acompanhado do vice-presidente do legislativo, José Carlos (PSDC).
O evento foi realizado através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Campos e da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio local da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), do Campos Convention & Visitors Bureau, da Uenf e da Câmara Municipal.
Compondo a mesa ao lado de Marcão estavam o prefeito Rafael Diniz; o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Navega; o presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro, Fernando Batista; o presidente municipal do Convention & Visitors Bureaux ,Eduardo Positivo; o presidente da Codemca, Vinícius Viana; e o diretor de Turismo de Campos, Junior Lucena.
“Em um curto de espaço de tempo acho que estamos discutindo mais o turismo do que em toda a última década em nosso município. Tivemos no dia cinco uma Audiência Pública da Alerj na Câmara e hoje estamos aqui neste importante evento. Nós temos em nosso entorno o Porto do Açu e o Complexo da Barra do Furado, estruturas que nos possibilitam também o turismo de negócios. Vale ressaltar que cerca de 1,3 milhões de pessoas estão empregadas no setor do turismo e o Rio conta com cerca de 14% deste número. A Câmara está aberta para tratar do tema e desde já parabenizo a todos por este evento que irá alavancar o turismo em nossa cidade”, disse Marcão.
O prefeito agradeceu a todos. “Agradeço a todos os presentes e começo lamentando o fato de Campos estar fora do mapa do turismo do Brasil, mas estamos providenciando e na próxima leva estaremos incluídos. Precisamos discutir o turismo no interior, pois as belezas da capital do nosso estado, por exemplo, são indiscutíveis. Como colocou o vereador Marcão, durante anos não se debateu o turismo como estamos debatendo agora. Sabemos que quando sobrou dinheiro faltou o que temos hoje que é vontade política”, afirmou Rafael.
Em seguida o presidente e o vice-presidente da Câmara fizeram uma visita ao reitor da Uenf, Luís Passoni. “Tenho conversado com amigos deputados e falando que o Governo Federal precisa entender que com 8% de repasse não é possível manter o município que é onde tudo acontece, onde mais se gasta e menos se arrecada. Revendo esses valores teremos mais recursos para as universidades, por exemplo. Hoje estamos debatendo o turismo, mas sabemos da importância da academia com pesquisas, dissertações e teses na solução de problemas do cotidiano de nossa cidade. Podemos fazer o município voltar à sua vocação agrícola e a Uenf é uma fonte de informação para esse desenvolvimento”, citou Marcão.
“Estamos em conversa adiantada junto à Câmara para uma parceria entre nossa assessoria de comunicação e a TV Câmara. Outra questão, que podemos contar com o apoio da Câmara, é a respeito de uma proposta de Lei que podemos fazer para levar a gerência de recursos da instituição para sua própria organização”, disse Passoni que contou com o apoio imediato de Marcão e José Carlos sobre o tema.
Presente durante o encontro, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Rosana Rodrigues, propôs a realização de um workshop com o intuito de divulgar as pesquisas da universidade para as autoridades locais. “Nós vivemos por muito tempo em uma cultura política de submissão, sem levar oportunidade à população. Com este evento poderemos levar ao homem do campo as inovações do agronegócio”, disse José Carlos com o apoio do presidente da Câmara.
*Por Vivianne Chagas - Ascom Câmara Campos