A sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Campos, na noite de quinta-feira (03), para homenagear 28 médicos  pela dedicação e empenho no exercício da profissão, foi repleta de emoção e agradecimentos. Na ocasião, a 44ª turma de formandos de 2015 da Faculdade de Medicina de Campos também foi homenageada.

A iniciativa da sessão solene foi do também médico e vereador Paulo Hirano, que teve aprovada, em 27 de outubro, moção de aplausos aos profissionais, durante sessão ordinária da Câmara.

“Vocês são anjos de Deus, pois dedicaram suas vidas para cuidar das pessoas, da população de Campos. A cidade está agradecida”, disse Paulo Hirano, que tem 40 anos de profissão.

Na opinião do presidente da Câmara, vereador Edson Batista, também médico, a iniciativa de Paulo Hirano foi muito justa. “É um prazer para a Casa receber vocês aqui. Vamos fazer dessa sessão uma festa de reconhecimento”, afirmou o presidente, ao abrir a solenidade.

Presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, Wanda Terezinha Vasconcelos, disse que a iniciativa da Câmara foi uma extensão da homenagem feita a esses profissionais pela Sociedade de Medicina. “Fico feliz por poder participar de um momento especial como esse. Quando leio e releio a história de cada um, me emociono”.

Todos os homenageados têm mais de 50 anos de formado. Muitos ainda exercem a profissão, como o cardiologista Félix Elias Barros Chalita.

“Peço aos colegas que estão começando agora na profissão que, quando estiverem em seus consultórios ou ambulatórios, nunca deixem de dispensar carinho ao paciente. É importante lembrar que, do outro lado da mesa, há um paciente, muitas vezes, com medo e ansioso”, disse Doutor Chalita.

Já o ginecologista e obstetra, Aloizio Gomes de Souza, agradeceu a iniciativa da Câmara. “Fico triste ao olhar o passado e perceber que a história de muitos profissionais que deixaram um legado em Campos não pode ser contada, pois não há registro. Felizmente, com essa homenagem, quando perguntarem por alguns de nós, teremos o que falar”.

O também ginecologista e obstetra, Luiz Maurício Tavares Crespo, ressaltou a importância do trabalho dos colegas estar sendo reconhecido. “A história precisa ser escrita. Sinto-me honrado por essa homenagem estar sendo feita em vida”, afirmou ele, que já foi vereador.

Já Luiz Carlos Mendonça da Silva, ginecologista e obstetra, afirmou que, no exercício da profissão, duas coisas são fundamentais: ciência e decência. “Com isso é possível se tornar um bom médico”.

Também foram homenageados: Carlos Alberto Gouvêa Telles, Carlos José Vieira Barbosa, Carlos Leopoldo Moreira da Costa, Giovani Abid Hissa, José Ferreira Couto, José Silveira Baptista, Ronald Souza Peixoto, Abram Wendro Wnik, Celmo Ferreira de Souza, Dib Abdalla Chacur, Maria da Conceição Motta Michel Abílio, Neuza Nogueira de Souza, Wellington Paes, Sidney Chrispim Freixo, Dilzete Moralles Bitencourt, Eduar Chicralla Assad, Elmon Carvalho Tatagiba, Geraldo Arthur Gusmão Rodrigues, Haroldo Monteiro Ribeiro, Honor de Lemos Sobral, José Augusto Lima Santos, Osvaldo da Costa Cardoso de Melo, Rubens Glória e Walter Siqueira.

*Por: Ascom Câmara