A TV Câmara lançou, na tarde desta quinta-feira (23), a prévia do documentário intitulado “Memórias da Imigração: A colonização Sírio-Libanesa em Campos dos Goytacazes”, em evento realizado na sede do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, que comemora 18 anos. Na ocasião também foi aberta a exposição de mesmo nome.

Durante a solenidade, compuseram a mesa o presidente do Legislativo, Fred Machado; a vice-prefeita de Campos, Conceição Santanna; o Cônsul Geral do Líbano, doutor Alejandro Bitar; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Cristina Lima; o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; o presidente da Câmara de Comércio Líbano Brasil, Adel Aboul Reijeili; o diretor do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto; o Bispo Dom Fernando Rifan e o ex-vereador Edson Batista.

Também estiveram presentes a vereadora Joilza Rangel (PSD) e os vereadores Jairinho é Show (PTC), Jorginho Virgílio (PRP), Paulo Arantes (PSDB) e Cláudio Andrade (DC).

"Esse é um trabalho de extrema relevância, pois sabemos que Campos cresceu e se se desenvolveu com o esforço de muitos povos que aqui chegaram através dos anos. Dessa forma, reafirmo meu compromisso com a sociedade campista de valorizar nossa cultura e preservar nossa história", destacou o presidente Fred Machado.

O projeto faz parte de uma parceria realizada entre a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes e o Arquivo Público Municipal. A equipe da TV Câmara entrevistou importantes personalidades da colônia Sírio-Libanesa em Campos, e também o Cônsul Geral do Líbano, Alejandro Bitar, que esteve presente no lançamento. A data oficial do lançamento do documentário será divulgado em breve.

*Por Ascom Câmara Campos