A TV Câmara vai lançar a prévia do documentário intitulado “Memórias da Imigração: A Colonização Sírio-libanesa em Campos dos Goytacazes” na próxima quinta-feira (23), às 15h, na sede do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho. Na ocasião, será aberta a exposição de mesmo nome, celebrando o aniversário de 18 anos do órgão. O evento terá a presença do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejando Bitar, um dos entrevistados da produção.

O presidente do Legislativo campista, Fred Machado (PPS), explicou que a produção do documentário é uma parceria da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes (CMCG) com o Arquivo Público Municipal. A equipe da TV entrevistou personalidades que remontam à chegada dos imigrantes no município, além do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, que destacou a importância da produção e do projeto para preservação da memória dos imigrantes.

“Através desse projeto, estamos valorizando a história de Campos. É de grande importância preservamos a memória da imigração, afinal, sabemos que nosso município foi construído e se desenvolveu com o esforço de muitos povos que aqui chegaram. Acreditamos que esse trabalho da TV Câmara também será de grande relevância para professores, estudantes e pesquisadores”, afirmou Fred Machado.

Chefe de Rádio e TV da CMCG, Fred Parente afirmou que novas produções já estão em andamento. “A orientação do presidente é de que a TV Câmara atue na valorização da cultura campista. O projeto, que seria único, agora se tornará uma série, especialmente diante do sucesso desta primeira produção e da riqueza das pesquisas. Esse é o primeiro documentário e já estamos em fase de pesquisa dos próximos trabalhos”, disse.

A historiadora do Arquivo Público Municipal, Rafaela Machado afirmou que o projeto é um marco nas pesquisas que têm sido desenvolvidas em Campos. “Acredito que é uma das primeiras em que damos referência a imigrações que antes não era pauta de estudo. A escolha da colônia sírio-libanesa foi em decorrência da presença deles muito forte, principalmente no comércio, e na formação do centro comercial de Campos dos Goytacazes . Isso faz parte do que é a identidade do campista”, concluiu.

O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho está localizado no Solar do Colégio, na Rodovia Sérgio Viana Barroso, Baixada Campista. A data do lançamento oficial do documentário será divulgada em breve.

*Por Ascom Câmara Campos