Nesta sexta, sábado e domingo, está sendo realizada, na Praça Barão do Rio Branco (Pracinha do Liceu), a I Feira da Agricultura Familiar do Norte Fluminense. A Câmara Municipal de Campos apóia a programação que tem a cobertura jornalística da TV Câmara/Campos. O evento tem a participação de órgãos dos governos municipal, estadual e federal, através do projeto Territórios da Cidadania, no Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A partir das 6 horas, nesses dias, os produtores estão no local com diversas barracas, oferecendo aos consumidores diversos produtos, trazidos diretamente do campo.

Na sexta e sábado, os consumidores tiveram a oportunidade de comprar produtos sem agrotóxicos, como frutas, legumes, verduras, frutas, doces caseiros, biscoitos, bolos, salgadinhos, peixes frescos, quitutes de peixes, mel, própolis, plantas medicinais, tapioca feita na hora, além de peças de artesanato.

São assentados rurais de nove municípios da região, inclusive produtos processados, como farinha de mandioca, biscoitos de polvilho, araruta, bolo de milho, doces e várias outras iguarias.

Paralelamente à Feira da Agricultura, acontece a Feira de Artesanato Sustentável, com peças feitas em madeira, palha, cascas de árvores e sementes. A produção é de trabalhadores da agricultura familiar, assentados, quilombolas e comunidades indígenas dos nove municípios da região.

Durante o evento, advogados fazem voluntariamente plantão na Feira para atender aos agricultores familiares. Eles vão receber serviços jurídicos do ônibus da Justiça Itinerante, como questões das áreas cíveis, registros civis, como casamento e divórcio; de família e criminal.

Os eventos tem a participação de vertentes importantes da sociedade civil organizada como a Associação de Mulheres do Norte Fluminense, ao som de músicas do cancioneiro popular e ritmos como o baião, forró e samba.

As apresentações culturais terão participação de comunidades tradicionais como o jongo do Quilombo de Machadinha, de Quissamã, e bandas da região. A cobertura do evento será levada ao ar ao longo da programação da TV Câmara/Campos.

Programação Cultural:

10/06 – Sexta-feira

8h às 12h – Apresentação das entidades dos produtores rurais (Contação de historias e musicais).

12h às 22h - Apresentações culturais e bandas: Luiz Bento – voz e violão; Graveto Oldstyle (Hip-hop); Jongo do Quilombo Machadinha (Quissamã); Vaguinho – violão e voz (MPB em geral); Crisraquel Marcolino (MPB e música afro); Grupo Frutos da Terra (Forró da Reforma Agrária); Forró de Carrapicho; DJ (nos intervalos).

11/06- Sábado

8h às 14h – Apresentações culturais e bandas: Crisraquel Marcolino, Graveto Oldstyle e DJs nos intervalos

Ônibus da Justiça Itinerante - O evento contará das 8 às 18h, na sexta, com um ônibus da Justiça Itinerante, com a presença de advogados e juízes de prontidão para resolver as seguintes questões:

- Cível: causas de menos complexidade: pequenas cobranças, indenizações, despejo para uso próprio, direito do consumidor, problemas com SPC ou com bancos, cortes de fornecimento indevido de luz, telefone, internet, entre outros.

- Registro Civil: registro tardio de nascimento e óbito, habilitação para casamento, investigação de paternidade, autorização para sepultamento, entre outros.

- Infância, Juventude e Idoso: guarda, tutela, adoção, autorização de viagem, curatela, maus tratos, entre outros.

- Família: separação, divórcio, regulamentação de visitas, dissolução de separação em divórcio, entre outros.

- Criminal: lesão corporal leve, ameaça, acidente de trânsito, danos, entre outros.

*Fonte: Ascom Câmara Campos